O “Super-homem” nietzscheano e o “super-humano” transhumanista

Autores

  • Tiago Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar duas propostas para a superação do homem com as suas nuances particulares, passando pela filosofia de Friedrich Nietzsche e do movimento cultural denominado transumanismo. Para tanto, buscar-se-á mostrar que uma das propostas parte da ideia de que o homem deve ser superado devido a sua decadência, refletida na negação do mundo e da vontade dos instintos; a outra parte da ideia de que o homem não é o estágio final da evolução humana, devendo ser superado a partir de aparatos tecnológicos que contribuirão para o aumento das suas capacidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel, Licenciatura Plena e Mestrado em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorando em filosofia pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisas que articula questões ético-políticas na ética, política e filosofia da biologia evolutiva.

Downloads

Publicado

2022-07-11

Como Citar

XAVIER, T. O “Super-homem” nietzscheano e o “super-humano” transhumanista . Kalagatos , [S. l.], v. 19, n. 1, p. eK22004, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7457. Acesso em: 19 abr. 2024.