A Intervenção como prática constitutiva do PROF-FILO

Autores

  • Eduardo Salles de Oliveira Barra
  • Marcelo Martins Barreira

Palavras-chave:

mestrado profissional, ensino de filosofia, formação de professores, orientação

Resumo

O artigo tem como objeto privilegiado o PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia, naquilo que esse programa tem como uma das suas características mais notáveis, a saber, a exigência de que as dissertações versem sobre uma intervenção realizada no contexto escolar. Discute-se o sentido dessa exigência sob dois pontos de vista: o ponto de vista da orientação para a realização da intervenção e o ponto de vista dos seus nexos semânticos com outras exigências igualmente centrais ao mestrado profissional, tais como o desenvolvimento de um processo e a valorização da autoria. A intervenção no contexto escolar durante a suspensão do ensino presencial é uma preocupação subsidiária deste artigo. Procura-se sustentar, na conclusão, que a intervenção é constitutiva do PROF-FILO e que, como tal, não deve ser suprimida nem suspensa, nem mesmo durante a pandemia, quando devem ser buscadas alternativas compatíveis com a preservação da inventividade e intencionalidade que caracterizam a intervenção requisitada pelo PROF-FILO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Ática, 2009.

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009 (Ensino de Filosofia)

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

KANT, I. Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultural, 1987, Coleção “Os pensadores”, v. I.

HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo. São Paulo, Martins Fontes, 2012, 2 volumes.

PINTO, F. G.; PEREIRA, T. S. Produtos educacionais de filosofia: a produção do mestrado profissional e seu contexto. O que nos faz pensar Rio de Janeiro, v. 28, n. 44, p. 108-132, jan-jun.2019. ISSN 0104-6675. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/673. Acesso em: 02/jul/2020.

PROF-FILO. Regulamento Geral do PROF-FILO, 2019. Disponível em http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/trabalho-de-conclusao-e-certificacao/ Acesso em: 30/jun./2020.

PROF-FILO.. Trabalho de Conclusão e Certificação. Disponível em http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/trabalho-de-conclusao-e-certificacao/ Acesso em: 30/jun./2020.

RENAUT, A. O fim da autoridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

VELASCO, P. O que é isto — o PROF-FILO? O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.28, n.44, p.76-107, jan.-jun.2019. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/659 Acesso em: 26/jun/2020.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

BARRA, E. S. de O. . .; BARREIRA , M. M. . A Intervenção como prática constitutiva do PROF-FILO. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 140–156, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7194. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos