O conceito de filosofia segundo Wittgenstein

Autores

  • Léo Peruzzo Júnior

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v6i11.5929

Palavras-chave:

Filosofia, Linguagem, Virada Lingüística, Epistemologia, Wittgenstein

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a concepção de “filosofia” proposta por Ludwig Wittgenstein (1889-1951), aclamado por Ferrater Mora como o “gênio da desintegração”. É notável que sua obra, o Tractatus Lógico-Philosophicus (1922), tenha alcançado uma reputação internacional e assim influenciado toda uma geração de pensadores, cientistas e artistas, sobretudo nos países anglo-saxônicos e nórdicos. Seu pensamento e seus escritos, classificados muitas vezes como partes
distintas de um mesmo conjunto, põe em causa a filosofia tradicional. A “doutrina do silêncio”, última proposição do Tractatus, indica um desmonte nos modelos tradicionais de se fazer filosofia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O conceito de filosofia segundo Wittgenstein. Kalágatos , [S. l.], v. 6, n. 11, p. 91–107, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v6i11.5929. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5929. Acesso em: 29 abr. 2026.

Artigos Semelhantes

11-20 de 282

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.