Construção e validação de vídeo educativo para prevenção de lesão por pressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v1i2.12931

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Assistência de Enfermagem, Lesão por pressão, Prevenção

Resumo

Objetiva-se construir, validar e avaliar vídeo educativo para prevenção de lesão por pressão. Trata-se de um estudo metodológico baseado na construção e validação de tecnologias, composto por três fases: 1. revisão integrativa da literatura, 2. Construção e validação do roteiro do vídeo por juízes-especialistas e 3. avalidação do vídeo pelos familiares, cuidadores e acompanhantes de pacientes hospitalizados. A composição final da amostra envolveu a participação de nove juízes especialistas, responsáveis pela validação do roteiro e 27 familiares, cuidadores e acompanhantes que compuseram o público-alvo, participando ativamente na avalidação do vídeo. Para a análise dos resultados, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), por meio do Item-Level Content Validity Index (I-CVI) e o teste binomial. A validação dos juízes especialistas representou o I-CVI igual 1 na maioria dos itens avaliados, os que receberam pontuação menor que 0,8 foram modificados de acordo com as sugestões, sendo considerado um recurso válido em termos de conteúdo e apresentação, apropriado para construção de um recurso audiovisual. A avaliação do vídeo pelo público-alvo foi considerado válido com nível de concordância de 0,99. Dessa forma, o instrumento destaca-se como uma ferramenta capaz de promover orientações em saúde a cerca da práticas de prevenção de lesão por pressão.

Biografia do Autor

Débora Xavier, Centro Universitário Paraíso

Enfermeira pelo Centro Universitário Paraíso - UniFAP. Pós-graduanda em Gestão em Saúde pelo Centro Universitário Paraíso. 

Yterfania Soares Feitosa, Centro Universitário Paraíso - UniFAP

Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Professora do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Paraiso – UniFAP.

Leila Blanes, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo. Professora permanente do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão aplicadas à Regeneração Tecidual da Unifesp.

Bruno Vinícius de Menezes Barros, Centro Universitário Paraíso - UniFAP

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2015), onde desenvolveu pesquisa nas áreas de Termodinâmica Aplicada e Fenômenos de Transporte. Especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses pela Universidade Regional do Cariri (2019).

Luciano Moreira Alencar, Centro Universitário Paraíso - UniFAP

Mestre em Cuidados Clinicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Farmacologia, Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde e Urgência e Emergência em Enfermagem. Graduado em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri -URCA. Atua na docência no Ensino Superior nos cursos de Graduação em Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia e Nutrição pelo Centro Universitário Paraíso (UniFAP). 

Tayenne Maranhão de Oliveira, Centro Universitário Paraíso – UniFAP

Pós-Graduada em Gestão em Saúde Pública. Pós-Graduada em Saúde da Família. Mestre em Enfermagem pelo programa de mestrado acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Atua como Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso (UniFAP).

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

XAVIER, D.; FEITOSA, Y. S.; BLANES, L.; BARROS, B. V. de M.; ALENCAR, L. M.; OLIVEIRA, T. M. de. Construção e validação de vídeo educativo para prevenção de lesão por pressão. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. e12931, 2025. DOI: 10.70368/gecs.v1i2.12931. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/12931. Acesso em: 23 jan. 2025.