Motivação para prática do estilo de vida saudável em escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70368/gecs.v1i2.15409

Palavras-chave:

motivação, estilo de vida saudável, adolescente, escolares

Resumo

Objetivou-se verificar a motivação para a prática do estilo de vida saudável em escolares. Trata-se de estudo descritivo, realizado com 190 adolescentes regularmente matriculados no ensino médio da rede pública de ensino do interior do estado do Ceará. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o questionário sobre motivação para prática de estilo de vida saudável - QMEVS e um questionário com perguntas referentes às variáveis sociodemográficas. Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva. Os resultados apontaram maioria do sexo feminino (75,3%), pardos (53,1%), estudantes (88,4 %), sem filhos (98,4 %), cursando do 1° ao 3° ano do ensino médio da rede pública de ensino, com média de idade de 16 anos e renda de até 1 salário-mínimo. Quanto à classificação da motivação, o tipo intrínseca foi a que sobressaiu. Conclui-se que o estudo, ao identificar a motivação para a prática de estilo de vida saudável, proporciona a intervenções preventivas com esta finalidade entre os pesquisados.

Biografia do Autor

Gabriela de Sousa Lima, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA) - (2013-2018). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em enfermagem e Saúde - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (PMAE - URCA) - (2019-2020). Especialista em Saúde Coletiva e ESF na Facuminas Nacional (FACUMINAS). Integrante do Grupo de Pesquisa Epidemiologia Cuidado em Cronicidades e Enfermagem - GRUPECCE.

Ana Luiza Rodrigues Santos, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Apoio Profissional e Voluntária do Projeto de Extensão Assistência em Aleitamento Materno: Ambulatório Itinerante.Membro do grupo de pesquisa e extensão em saúde cardiovascular e cerebrovascular- GPESCC. Membro do grupo de pesquisa e extensão em Saúde da Criança e do Adolescente-GRUPECA.

Antonia Elizangela Alves Moreira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2022); Doula e educadora perinatal (2022); Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE); Especialista em enfermagem do trabalho pela Faculdade Holística(FAHOL), Especialista em saúde da mulher (URCA) e FAHOL; Membro Técnico do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular e Cerebrovascular (GPESCC), do Grupo de Pesquisa em Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH) e da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cuidados ao Adulto em Ambiente Hospitalar (LACESAH). Possui experiência em pesquisa metodológica, tecnologia educacional, educação interprofissional, saúde cardiovascular, saúde da mulher. Foi docente sem vínculo empregatício no período 2022/2023 nas disciplinas de História da Enfermagem, Relações Humanas no Trabalho e Biossegurança, ministradas no formato presencial no Curso Técnico em Enfermagem, do CENTRO EDUCACIONAL INOVE.

Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira e Advogada. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-nível 1A. Pós-Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UECE nos Programas: 1)Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde; 2)Saúde Coletiva; 3) Mestrado Profissional Gestão em Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq. Consultora Ad hoc de vários periódicos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Saúde pública-coletiva, Tecnologias, Covid-19, Coronavírus, Doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e Adesão terapêutica.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora e mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde também fez o Pós-doutorado, com ênfase em pesquisa quantitativa em enfermagem. É docente dos Cursos de Mestrado acadêmico em enfermagem (CMAE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE) e de Graduação em enfermagem da URCA, nos quais desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: Assistência de enfermagem ao adulto em situações clínicas e cirúrgicas; Enfermagem cardiovascular; Tecnologias assistenciais e de ensino em enfermagem e Segurança do paciente. Consultora Ad hoc de periódicos nacionais e internacionais e membro de Comitê Editorial nas áreas de enfermagem e saúde.

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Publicado

31-01-2024

Como Citar

LIMA, G. de S.; SANTOS, A. L. R.; MOREIRA, A. E. A.; MOREIRA, T. M. M.; GOMES, E. B. Motivação para prática do estilo de vida saudável em escolares. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. e15409, 2024. DOI: 10.70368/gecs.v1i2.15409. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/15409. Acesso em: 21 abr. 2025.

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