Entraves da Educação Inclusiva em turmas da Educação Infantil em uma escola municipal de Fortaleza

Autori

  • Mália Bastos World University Ecumenical
  • Guilherme Brito World University Ecumenical
  • Eduardo Moreira World University Ecumenical
  • Evandro Nascimento Silva Uece

Parole chiave:

Educação Infantil, Inclusão, práticas pedagógicas

Abstract

A inclusão escolar preconiza a equidade de oportunidades para os alunos em todas as etapas da educação inclusive na Educação Infantil. O conhecimento e a implantação de práticas eficazes no cotidiano escolar podem favorecer a concretização dos princípios da Educação Inclusiva. Nesse contexto, este trabalho objetivou relatar os principais entraves encontrados por docentes para adotar estratégias eficientes no processo de inclusão de alunos da Educação Infantil em uma Escola Municipal de Fortaleza. Os resultados mostram que em todas as turmas analisadas temos a presença de alunos com necessidades especiais. Em geral os professores argumentaram não estarem preparados para receber estes alunos pela falta de cursos de formação inicial e continuada que os impedem de utilizarem práticas pedagógicas adequadas para atender tal publico. Assim pode-se concluir que é necessário um comprometimento de todos: gestores, docentes, familiares e profissionais especializados na elaboração de um projeto inclusivo que realmente funcione na prática.

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Pubblicato

2022-10-13

Come citare

Bastos, M., Brito, G., Moreira, E., & Silva, E. N. (2022). Entraves da Educação Inclusiva em turmas da Educação Infantil em uma escola municipal de Fortaleza. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperato da https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8913

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