DOCÊNCIA E DOCENTES

a luta contra a precarização da profissão que forma outras profissões na pandemia de Covid-19

Autori

  • Francisco Leandro da Costa Soares IFCE-Campus Crateus

Parole chiave:

Covid-19. Experiências cotidianas. Docente. Formadores. Pandemia

Abstract

Este artigo apresenta o quão a atuação física do docente na pandemia de Covid-19, no Brasil, mostrou-se indispensável e necessária no aspecto profissional. O objetivo deste texto é refletir sobre a fundamental atuação profissional dos professores na pandemia de Covid-19. A metodologia baseia-se na análise de referências bibliográficas e nas experiências cotidianas observadas e relatadas pelos docentes que compartilharam a rotina educacional durante a pandemia. Nos resultados, ainda que incipientes, percebeu-se que os fatores psicológicos, sociais, intelectuais e financeiros dos docentes foram os que mais pesaram na execução de sua função social e cidadã. Com isso, reflete-se o quanto o profissional educador presente em sala de aula é importantíssimo na educação, na qual devem ser destacados os seus princípios formadores: técnico, político, ético e humanista.

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Pubblicato

2022-12-28

Come citare

Soares, F. L. da C. (2022). DOCÊNCIA E DOCENTES: a luta contra a precarização da profissão que forma outras profissões na pandemia de Covid-19. Conexão ComCiência, 3(1). Recuperato da https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8508