TEACHING AND TEACHERS
the fight against the precariousness of the profession that educate other professions in the Covid-19 pandemic
Keywords:
Covid-19. Everyday experiences. Teacher. trainers. Pandemic.Abstract
Este artigo apresenta o quão a atuação física do docente na pandemia de Covid-19, no Brasil, mostrou-se indispensável e necessária no aspecto profissional. O objetivo deste texto é refletir sobre a fundamental atuação profissional dos professores na pandemia de Covid-19. A metodologia baseia-se na análise de referências bibliográficas e nas experiências cotidianas observadas e relatadas pelos docentes que compartilharam a rotina educacional durante a pandemia. Nos resultados, ainda que incipientes, percebeu-se que os fatores psicológicos, sociais, intelectuais e financeiros dos docentes foram os que mais pesaram na execução de sua função social e cidadã. Com isso, reflete-se o quanto o profissional educador presente em sala de aula é importantíssimo na educação, na qual devem ser destacados os seus princípios formadores: técnico, político, ético e humanista.
References
ALONSO, K. M. A Expansão do Ensino Superior no Brasil e a EaD: Dinâmicas e Lugares. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out./dez. 2010.
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
ARAÚJO, T. M.; PINHO, P. S.; MASSON, M. L. V. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, supl. 1, p. e00087318, 2019. Disponível em: Acesso em: 4 jan. 2021. DOI: 10.1590/0102-311x00087318.
ARRUDA, E. P., ARRUDA, D. E. P. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Educação em Revista [online]. Minas Gerais, v. 31, n. 3, p. 321-338. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698117010>.
BARRETO, R. G. A formação de professores a distância como estratégia da expansão do ensino superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1.229-1.318, out./dez. 2010.
BARRETO, R. G. As tecnologias na política nacional de formação de professores a distância. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, Especial, p. 919-937, out. 2008.
BATISTA, C. F. de C. O uso de ferramentas digitais no ensino remoto. Revista Educação Pública, v. 21, nº 43, 30 de novembro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/43/o-uso-de-ferramentas-digitais-no-ensino-remoto. Acesso em: 10 de fev. de 2022.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266>. Acesso em: 20 dez. 2020
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://uab.ufsc.br/files/2008/07/1_decreto_56221.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
BRASIL. LDB: Lei 9.394/1996. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Inep, 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Inep, 2019.
BRASIL. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. MEC/CNE. Brasília, n. 0334 p. 1-24, abr./2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ . Acesso em: 15 maio 2020.
BEHRENS, M. A. Formação continuada de professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2000.BERNARDO, K. A. S.; MAIA, Fernanda L.; BRIDI, Maria A. As configurações do trabalho remoto da categoria docente no contexto da pandemia Covid-19. Novos Rumos Sociológicos, Pelotas, v. 8, n. 14, p. 8-39, dez. 2020. Disponível em: Acesso em: 4 jan. 2021. DOI: 10.15210/norus. v8i14.19908.
BIANCARELLI, A. M. A Era Lula e sua questão econômica principal crescimento, mercado interno e distribuição de renda. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo (SP), v. 1, n. 58, p. 263– 288, 2014.
BULGRAEN. V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, p. 30-38, ago./dez. 2010. Disponível em: http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/46/39. Acesso em: 24 maio. 2020.
COSTA, C. J.; COCHI, C. B. R. A expansão do Ensino Superior no Brasil e a Educação a Distância: instituições públicas e privadas. Teoria e Prática da Educação, Maringá (PR), v. 16, n. 1, p. 21-32, 5 maio 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/23756. Acesso em: 01 de fev. de 2022.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Caderno de Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.
FERREIRA, L. F. S.; SILVA, V. M. C. B.; MELO, K. E. da S.; PEIXOTO, A. C. B. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24761. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24761. Acesso em: 18 fev. 2022.
GARCIA, L.P. Uso de máscara facial para limitar a transmissão da COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online], Brasília (DF), v. 29, n. 2, p.1-4. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, C. A. C. A legislação que trata da EaD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
GOMES, S. dos S. Letramento digital na formação inicial de professores: a visão de graduandos de pedagogia EaD. Educação, [S. l.], v. 41, n. 3, p. 579–592, 2016. DOI: 10.5902/1984644415941. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15941. Acesso em: 18 fev. 2022.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA L., M. d. P. Metodologia de pesquisa. Tradução Daisy Vaz de Moraes.5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
LEBIODA, L.; OSTROVSKI CABRAL, G.; TEZZA, R. A Homogeneidade da Inclusão Digital no Brasil: Sonho ou Realidade? Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 3, p. 1-18, 30 dez. 2019.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, P. As tecnologias das inteligências: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, 1993.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.
MAGALHÃES, A. M. S.; REAL, G. C. M. A produção científica sobre a expansão da educação superior e seus desdobramentos a partir do Programa Reuni: tendências e lacunas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [S. l.], v. 23, n. 2, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3485. Acesso em: 19 fev. 2022.
MARIANI,F.;MATTOS,M.CLANDININ,D.J.;CONNELLY,F.M..Pesquisanarrativa:experiênciaehistóriaempesquisaqualitativa.Tradução:GrupodePesquisaNarrativaeEducaçãodeProfessoresILEEI/UFU.Uberlândia:EDUFU,2011.250p.RevistaDeEducaçãoPública,Cuiabá,v.21,n.47,p.663-667,set./dez.2012.Disponívelem:https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1766. Acesso em: 10 nov. 2020.
MELLO, G.N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma revisão radical. 1999. (Documento principal – versão preliminar para discussão interna. Mimeo.).
MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2000.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo,v. 25, n. 1, p. 11-20,jun. 1999. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97021999000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 dez. 2020. DOI:https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002.
PATTO, M. H. S. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 2, p. 303-318, dez./2005. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 15 maio 2020.
PEREIRA, M. de F. R.; LOPES, L. F. A Conae a EaD na formação inicial de professores - mas não de todo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45e, p. 253–265, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45e.8640121. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640121. Acesso em: 18 fev. 2022.
PINHO, P. S. et al. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021, e00325157. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00325
ROTTA, M., SANTOS, C. B., BRASIL, G. B. UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Electrónica "Actualidades Investigativas en Educación" [en linea]. Costa Rica, v. 14, n. 1, p.1-20, 2020.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1997ª
SAVIANI, D. A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: MUDANÇAS E CONTINUIDADES. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 4–17, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.14035. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14035. Acesso em: 02 fev. 2022.SEGATA, J. Covid-19, biossegurança e antropologia. Horizontes Antropológicos [online]. Porto Alegre (RS), v. 26, n. 57 p. 275-313, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-71832020000200010>. Epub 20 Jul 2020. ISSN 1806-9983. https://doi.org/10.1590/S0104-71832020000200010.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.SIDONE, O. J. G.; HADDAD, E. A.; MENA-CHALCO, J. P. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, v. 28, n. 1, p. 15-32, 2016. DOI: 10.1590/2318-08892016002800002 Acesso em: 19 fev. 2022.
SILVA, P.F.J. Geografia das telecomunicações no Brasil [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, 306 p. ISBN 978-85-7983-670-1.
SOARES, Francisco Leandro Da Costa et al.. Em tempos de pandemia e sempre: professor (a) de geografia presente!. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80056>. Acesso em: 20 de fev. de 2020.
SOUZA, K. R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, p. 1-14, jan. 2021. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2021. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00309.
SOUZA, P. N. P. de. A revolução da EaD. Agitação, São Paulo, ano XV, n. 89, 2009.
VIEIRA, L. R. A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ABORDAGEM PRELIMINAR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [S. l.], v. 8, n. 2, 2003. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1224. Acesso em: 19 fev. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Francisco Leandro da Costa Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.