Trajetória de vida e o habitus docente do curso de música no estado do Piauí
Parole chiave:
Ensino de Música, Habitus docente, História de vidaAbstract
O presente trabalho trata sobre a história de vida e formação do habitus docente do Curso de música no Piauí. A proposta foi conhecer a trajetória de vida e a constituição do habitus docente ao longo da profissão. O objetivo geral consiste em investigar, através das histórias de vida, a formação do habitus docente dos sujeitos entrevistados. O trabalho foi constituído através de uma pesquisa narrativa, com suporte teórico na abordagem de Histórias de Vida em Formação, fundamentado em: Josso (2004), Silva (2009, 2016); Oliveira (2016) associada à Praxiologia de Bourdieu (1983, 1989, 2007). Percebeu que a formação do habitus docente acontece ao longo exercício da profissão ele é desenvolvido somente no e com o exercício da docência.
Riferimenti bibliografici
ARAUJO, Viviane Patrícia Colloca. O conceito de currículo oculto e a formação docente. Revista REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/download/5341/ 2589/17968. Acesso em: 19 jun. 2023.
BALDINO, J. M.; DONENCIO, M. C. B. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 263–281, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38563. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38563. Acesso em: 18 jun. 2023.
BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de hábitos e de campo. In: Bourdieu, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: CATIANI, A; NOGUEIRA, M. A. (org.). Escritos da educação. 9 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2007.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Prefácio Antônio Nóvoa; revisão científica, apresentação e notas à edição brasileira Cecília Warschauer; São Paulo: Cortez, 2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21. ed., Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
OLIVEIRA, Jassira Braz da. Habitus docente no ensino de Música. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes (PROFARTES). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24252/3/2016_dis_jbsilva.pdf. Acesso em: 06 abr. 2022.
SANTOS, Elzanir. Professores - estudantes e suas trajetórias: A construção de si como sujeitos da formação. Dissertação de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2010.
SILVA, Marilda. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, n. 29 Maio /Jun /Jul /Ago. de 2005.
SILVA, Maria Goretti Herculano. Cotidianos sonoros na constituição do habitus e do campo pedagógico musical: um estudo a partir dos relatos de vida de professores da UFC, 2009. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2009. 121, folhas.
_____________ Ao tecer somos tecidos: (Re) significando a docência na constituição do habitus em estudantes de música – Licenciatura. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22730. Acesso em: 20 jun. 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM., orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. 310 p. ISBN 978-85-232-0484-6. Disponível em: https://docplayer.com.br/24677855-Auto-biografia-historias-de-vida-e-praticas-de-formacao.html. Acesso em: 22 fev.2023.
SILVA, Maria Goretti Herculano. Ao tecer somos tecidos: (Re) significando a docência na constituição do habitus em estudantes de música – Licenciatura. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22730. Acesso em: 20 jun. 2023.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Roberta Oliveira, Mísia Tavares da Cruz Araújo, Luiz Botelho Albuquerque, Jeriane da Silva Rabelo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.