Sid Meier's Civilization VI: Uma análise dos conflitos armados simulados sob a ótica das teorias das relações internacionais
Main Article Content
Abstract
Trata o presente artigo de verificar o uso de jogos digitais de estratégia, mais especificamente Civilization VI, como ferramentas facilitadoras para o aprendizado e aprofundamento prático de teorias e ideias das relações internacionais. Considera-se o crescente interesse da sociedade em notícias sobre os conflitos armados pelo mundo que acabou aproximando-os das teorias dos doutrinadores clássicos dos estudos da guerra. Entretanto, essa proximidade acabou levando também a equívocos no compreendimento das teorias tanto por acadêmicos quanto pelos interessados no tema. Contrapõe-se a isso a necessidade de se promover uma forma simples e eficiente de aprendizado que permita aos estudantes descobrir e explorar por interesse próprio os desdobramentos da doutrina numa simulação para que possa compreender melhor a realidade em que vive.
Article Details
References
ALLISON, Graham. A Caminho da Guerra: Os Estados Unidos e a China conseguirão escapar da Armadilha de Tucídides?. 1. ed. Intrínseca, 2017.
CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
CLAUSEWITZ, Carl von. Da Guerra. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
EDDY, Kirsten; FLETCHER, Richard. Perceptions of media coverage of the war in Ukraine. Reuters Institute for the Study of Journalism,p. 1, 11 jun. 2022. Disponível em:<https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2022/perceptions-media-coverage-war-Ukraine>. Acesso em: 30 maio 2023.
GEE, James Paul. HAYES, Elisabeth R. Language and Learning in the Digital
Age. United States: Routledge, 2011.

