Verdrängung e o senso comum
disseminação de ideias contrárias a Freud
Mots-clés :
recalque, Freud, psicanáliseRésumé
O uso errôneo das palavras que é disseminada de forma deturpada através do senso comum, é um fruto irrefutável do desconhecimento de sua etimologia resultando o seu uso com sentido contrário ao que realmente se refere, terminologias diante do aspecto e da literalidade causam desconforto diante da comunidade acadêmica causando um grande desencontro nos estudos. Este ensaio tem como ideia central o apresentar as diferenças de conceitos de uma terminologia recorrentemente vinculada como sinônimos, o recalque.
Références
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo, 1936 Artigos de metapsicologia: narcisismo, pulsão, recalque, inconsciente Rio de Janeiro: Ed., 2008.
LEITE, S. Angústia, recalque e foraclusão: algumas notas para a clínica. Psicanálise & Barroco em revista, v. 7, n. 1, p. 209-218, jul. 2009. Disponível em: http://www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista/revistas/13/P&Brev13Leite.pdf. Acesso em: 12 Set 2020.
VIANNA, W; VIEIRA, A; PARDAL, L. Beijinho no ombro, 2013. Disponível em: http://letras.mus.br/valeska-popozuda/beijinho-no-ombro. Acesso em:12 set. 2020.
KLEIN, M. Inveja e gratidão e outros trabalhos (1946-1963). Rio de Janeiro: Imago, 1991.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .