O jogo de bocha como possibilidade pedagógica na Educação Física escolar
Mots-clés :
Bocha escolar, Educação Física, Inovação, Pesquisa-intervençãoRésumé
O objetivo deste trabalho é compreender as características e potencialidades do jogo de bocha na Educação Física escolar em uma escola do Município de Serra- ES. Fizemos, para isso, a aplicação de uma sequência didático-pedagógica de 12 aulas. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa, mais precisamente a pesquisa-intervenção. Utilizou-se como instrumento de pesquisa: fotografias, vídeos, diálogos de aula e diário de campo/aula. No percurso da sequência didática, realizou-se diálogos sobre a experiência familiar dos alunos sobre a bocha, construção de materiais para realização das aulas, organização e materialização de um campeonato de bocha escolar. Houve, ainda, a culminância avaliativa da experiência pedagógica. Observou-se a necessidade da pedagogização do jogo de bocha, adaptando-o à realidade escolar. A pesquisa mostra, também, que a bocha apresentou-se como uma prática lúdica e inovadora no campo da Educação Física, sendo capaz de melhorar aspectos técnicos e biomecânicos dos alunos de maneira divertida.
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