Finitude da vida na emergência pediátrica
o processo Morte e Morrer na ótica da Teoria das Relações Interpessoais de Travelbee
Mots-clés :
Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; MorteRésumé
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo que tem objetivos descrever o processo de finitude da vida no setor da emergência pediátrica e identificar a percepção e atuação da equipe de enfermagem na finitude da vida no setor de emergência pediátrica. O findar da vida na infância é considerado mais doloroso que na vida adulta, já que a morte de uma criança leva a um conceito de tragédia e interrupção do ciclo da vida. Como metodologia, utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de informações LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO, com recorte temporal de 2009 à 2019. Conclui-se que o enfrentamento do processo morte e morrer emerge diversas complicações para equipe de enfermagem e, quando ocorre na idade pediátrica, em situações de emergência é ainda mais desfavorável e, por isso, precisa ser tratado com muito cuidado e cautela.
Références
MATSUMOTO, Dalva Yukie. Cuidados paliativos: conceitos, fundamentos e princípios. Manual de cuidados paliativos ANCP, v. 2, p. 23-24, 2012.
PESSINI, L; HOSSNE, W. S. Terminalidade da vida e o novo Código de Ética Médica. Revista - Centro Universitário São Camilo, v.4, n.2, p. 127-129, 2010.
ANTUNES, Izabella de Oliveira; MOTA, Ingrid Stefanine Silva; SOUZA, Ana Augusta Maciel. Vivenciando a Morte na Pediatria: sofrimento da Equipe de Enfermagem. Revista Multidisciplinar das FIPMoc, n. 10, p. 04-09, 2011.
COMBINATO, D. S; QUEIROZ, M. S. Um estudo sobre a morte: uma análise a partir do método explicativo de Vigotski. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 9, 2011.
AVANCI, Barbara Soares et al. Cuidados paliativos à criança oncológica na situação do viver/morrer: a ótica do cuidar em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm, v. 13, n. 4, p. 708- 16, 2009.
OLIVEIRA, S. G, QUINTANA, A. M, BERTOLINO, K. C. O. Reflexões acerca da morte: um desafio para a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 6, 2010.
Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Minayo, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2014.
Lakatos, E.M; Marconi, N.A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7. ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2010.
RODRIGUES, José Carlos. A morte como um tabu. ComCiência, Campinas, n. 163, nov. 2014
CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. 2 ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 2008.
OSSWALD, Walter. Sobre a morte e o morrer. Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016
MARENGO, Mariana O.; FLÁVIO, Daniela A.; SILVA, Ricardo Henrique Alves. Terminalidade de vida: bioética e humanização em saúde. Medicina (Ribeirão Preto. Online), v. 42, n. 3, p. 350- 357, 2009.
SANTOS, Rosilene Aparecida dos; MOREIRA, Martha Cristina Nunes. Resiliência e morte: o profissional de enfermagem frente ao cuidado de crianças e adolescentes no processo de finitude da vida. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 12, p. 4869-4878, 2014
SANTOS, E. C. Validação de protocolo assistencial de enfermagem para o paciente em processo de terminalidade. [Dissertação] Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2015.
PARENTONI, Camila da Costa. Atuação do enfermeiro diante da terminalidade e morte da criança e do adolescente com câncer em cuidados paliativos. [Dissertação]. Universidade de Estadual de Campinas. 2015.
LIMA, M. M. S. M. Prevalência de trauma facial em crianças e adolescentes vítimas de acidentes de trânsito. [Trabalho de Conclusão de Curso] Universidade Estadual de Paraíba. Campina Grande, 2014.
FARIA, Thais Nayara Tavares de et al. Cuidados paliativos em unidade de terapia intensiva: percepções dos profissionais de enfermagem. Rev. enferm. UFPE on line, v. 11, n. supl. 5, p. 1996-2002, 2017.
RIBEIRO HERMES, Hélida; ARRUDA LAMARCA, Isabel Cristina. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 9, 2013
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Wanderson Ribeiro, Larissa Christiny Amorim dos Santos, Keila do Carmo Neves, Bruna Porath Azevedo Fassarella 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.