Divulgação Científica de/sobre/para Meninas e Mulheres nas Ciências na rede social Instagram
Mots-clés :
Mídias Digitais, Desigualdades de Gênero, Protagonismo feminino, ExtensãoRésumé
As redes sociais têm ganhado centralidade na Divulgação Científica (DC), criando espaços para diálogos amplos sobre os assuntos da Ciência. Tal potencialidade dessas mídias pode se configurar como mecanismo de ação política sobre a temática das desigualdades de gênero na Ciência. Este trabalho analisa a rede social Instagram do Projeto de Extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” (MMC) como estratégia de DC sobre o tema, evidenciando o perfil do público, seu engajamento e a atuação na esfera pública. Adotou-se a perspectiva da análise documental, utilizando métricas e outros dados do Instagram. A maior parte dos seguidores são mulheres, o perfil do MMC já foi acessado em todas as regiões do país, destacam-se ações engajadas em realidades locais a partir dos materiais produzidos no projeto e disseminados na rede social. Conclui-se que o Instagram mobilizou coletivos de mulheres para promoverem ações educativas de enfrentamento das desigualdades de gênero na Ciência.
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