Avaliação na educação infantil
orientações nas políticas educacionais brasileiras
Palabras clave:
Avaliação; Educação Infantil; Documentos orientadores.Resumen
O presente trabalho trata da avaliação na Educação Infantil e notadamente quer conhecer o que os documentos das políticas educacionais brasileiras orientam sobre a avaliação nesta etapa de ensino da educação básica. Para tal, recorremos a pesquisa documental e bibliográfica, dialogando com Oliveira-Formosinho & Pascal (2019); Bassedas, Huguet & Solé (1999); e Hoffmann (2001), que foram as principais autoras para a realização do trabalho. Por meio desse trabalho chegamos à conclusão que os documentos indicam a avaliação na Educação Infantil com uma concepção de desenvolvimento integrado, e processual acontecendo de forma sistemática e contínua, porquanto, tem a função de acompanhar, regular e redirecionar todo o processo educativo. Sendo assim, a avaliação é colocada como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre a aprendizagem das crianças e a ajustar sua prática, a fim de, melhor desenvolver seu trabalho e auxiliar na aprendizagem das crianças da Educação Infantil.
Citas
BARBOSA, M. C. S., & HORN, M. G. S. (2008). Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed.
BASSEDAS, E. , HUGUET, T. , & SOLÉ, I. (1999). Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.
BRASIL. (1994). Ministério da Educação e do Desporto. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI.
BRASIL. (1996). Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal MEC. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
BRASIL. (1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v. 3.
BRASIL(1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, v. 1.
BRASIL. (2006). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília. DF. MEC., v. 1.
BRASIL. (2010). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB.
BRASIL. (2015) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Contribuições para a política nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto. - Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília: Coordenação Geral de Educação Infantil -MEC/SEB/COEDI.
BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
HAYDT, R. C. (1995). Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. (5. ed.). São Paulo: Ática.
HOFFMANN, J. (2001). Avaliação para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação.
KRAMER, S. (1997). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a escola infantil. (10. ed.). São Paulo: Editora Ática.
KRAMER, S. (2007). A infância e sua singularidade. In: Beauchamp, J., Pagel, S. D., & Nascimento, A. R. (Orgs). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (p. 13-21).
KRAMER, S. (2016). As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educação & Sociedade, v. 27, p. 797-818.
LUCKESI, C. C. (2005). Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. (2. ed. rev.). Salvador: Malabares Comunicação e Eventos.
MARCONI, M., & LAKATOS, E. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. (5. ed.) São Paulo: Atlas .
MARQUES, A. C. (2015). A documentação pedagógica no cotidiano da educação infantil: estudo de caso em pré-escolas públicas. 37ª Reunião Nacional da ANPED, IFSP.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J., & Pascal, C. (2019). Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso.
PASCHOAL, J. D., & MACHADO, M. C. G. (2009). A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista Histedbr on-line, v. 9, n. 33, p. 78-95.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Danyelle Moura dos Santos, Nataly Ferreira Costa dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.