Avaliação na educação infantil
orientações nas políticas educacionais brasileiras
Keywords:
Avaliação; Educação Infantil; Documentos orientadores.Abstract
O presente trabalho trata da avaliação na Educação Infantil e notadamente quer conhecer o que os documentos das políticas educacionais brasileiras orientam sobre a avaliação nesta etapa de ensino da educação básica. Para tal, recorremos a pesquisa documental e bibliográfica, dialogando com Oliveira-Formosinho & Pascal (2019); Bassedas, Huguet & Solé (1999); e Hoffmann (2001), que foram as principais autoras para a realização do trabalho. Por meio desse trabalho chegamos à conclusão que os documentos indicam a avaliação na Educação Infantil com uma concepção de desenvolvimento integrado, e processual acontecendo de forma sistemática e contínua, porquanto, tem a função de acompanhar, regular e redirecionar todo o processo educativo. Sendo assim, a avaliação é colocada como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre a aprendizagem das crianças e a ajustar sua prática, a fim de, melhor desenvolver seu trabalho e auxiliar na aprendizagem das crianças da Educação Infantil.
References
BARBOSA, M. C. S., & HORN, M. G. S. (2008). Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed.
BASSEDAS, E. , HUGUET, T. , & SOLÉ, I. (1999). Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.
BRASIL. (1994). Ministério da Educação e do Desporto. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/COEDI.
BRASIL. (1996). Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal MEC. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
BRASIL. (1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v. 3.
BRASIL(1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, v. 1.
BRASIL. (2006). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília. DF. MEC., v. 1.
BRASIL. (2010). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB.
BRASIL. (2015) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Contribuições para a política nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto. - Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília: Coordenação Geral de Educação Infantil -MEC/SEB/COEDI.
BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
HAYDT, R. C. (1995). Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. (5. ed.). São Paulo: Ática.
HOFFMANN, J. (2001). Avaliação para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação.
KRAMER, S. (1997). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a escola infantil. (10. ed.). São Paulo: Editora Ática.
KRAMER, S. (2007). A infância e sua singularidade. In: Beauchamp, J., Pagel, S. D., & Nascimento, A. R. (Orgs). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (p. 13-21).
KRAMER, S. (2016). As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educação & Sociedade, v. 27, p. 797-818.
LUCKESI, C. C. (2005). Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. (2. ed. rev.). Salvador: Malabares Comunicação e Eventos.
MARCONI, M., & LAKATOS, E. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. (5. ed.) São Paulo: Atlas .
MARQUES, A. C. (2015). A documentação pedagógica no cotidiano da educação infantil: estudo de caso em pré-escolas públicas. 37ª Reunião Nacional da ANPED, IFSP.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J., & Pascal, C. (2019). Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso.
PASCHOAL, J. D., & MACHADO, M. C. G. (2009). A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista Histedbr on-line, v. 9, n. 33, p. 78-95.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Danyelle Moura dos Santos, Nataly Ferreira Costa dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.