A A CONTEXTUALIZAÇÃO PELA HIDROPONIA:

UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • João Paulo Santos Neves Mendonça SEDUC - MT
  • Maria Aparecida Monteiro da Silva

Palabras clave:

contextualização, contemporaneidade, ensino de ciências

Resumen

A intensa fragmentação do saber tem provocado um distanciamento do sentido de unidade do conhecimento. Em se tratando de conhecimento científico, as reflexões se intensificam, uma vez que muitos alunos não percebem mais a relação cotidiana com aquilo que é estudado dentro da escola, fazendo com que o acesso ao saber se torne cada vez mais abstrato. Ao tratar de ensino de Ciências, a interdisciplinaridade entre os saberes empíricos e científicos mostra-se como proposta para superar as barreiras impostas pela grande especificação do conhecimento, possibilitando um amplo diálogo entre as disciplinas. Todavia, não é tarefa fácil, pois entender e abstrair aquilo que existe antes, entre e além das disciplinas escolares, ainda não está explícito, tampouco desmistificado no âmbito educacional. Para tanto, este estudo busca utilizar a técnica de hidroponia como tema gerador no ensino médio, construindo e estudando o sistema hidropônico, bem como as relações estabelecidas entre os estudantes e seus saberes a fim de ressaltar a importância da metodologia interdisciplinar, frente ao combate à fragmentação, buscando contribuir com a popularização e incentivo às atividades científicas, bem como apresentar elementos que demonstrem o que pode estar antes, entre e além das disciplinas, na perspectiva de alunos e professores.

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Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Neves Mendonça, J. P. S., & Monteiro da Silva, M. A. (2022). A A CONTEXTUALIZAÇÃO PELA HIDROPONIA:: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Conexão ComCiência, 3(1). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8397

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