CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA PENSAR A EDUCAÇÃO, PENSAR O BRASIL 1822/2022 DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFMG

Autores/as

  • MONICA ABRANCHES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Palabras clave:

Evaluation, University, Extension

Resumen

Esse trabalho é resultado da pesquisa de Avaliação do Programa de Extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 (PEPB), vinculado à Faculdade de Educação da UFMG. A avaliação, fundamentada nas legislações e na Política Nacional de Extensão Universitária (2012), tratou da avaliação institucional e de impacto do Programa verificando a sua eficácia, eficiência e efetividade. Esse estudo de caso se baseou em 2 grandes eixos – desenvolver o estado da arte na temática da avaliação da extensão e a produção de indicadores e de uma metodologia de pesquisa para a análise de Programas de Extensão, abordando o público interno e externo à universidade e identificando o perfil de sua gestão. Essa avaliação qualitativa, quantitativa e participativa foi pensada para verificar o cumprimento dos requisitos de indissociabilidade, interdisciplinaridade, de impacto na formação dos estudantes e capacidade de diálogo e transformação da sociedade, além de verificar se foram alcançados os objetivos e metas propostos no projeto original do Programa PEPB em 2007 (SIEX/UFMG). A metodologia criada por esse estudo pode ser replicada a outras experiências de extensão no Brasil

Citas

DOCUMENTOS

BRASIL. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasilia, 2012.

BRASIL. MEC/CNE. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e da outras providências.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução nº 05/2021, de 21 de outubro de 2021. Estabelece diretrizes para a Política de Avaliação da Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Câmara de Extensão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução nº 08/2020, DE 5 de novembro de 2020. Regulamenta as atividades de extensão na UFMG e revoga a Resolução no 03/2016, de 12 de abril de 2016. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.

Publicado

2022-07-25

Cómo citar

ABRANCHES, M. (2022). CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA PENSAR A EDUCAÇÃO, PENSAR O BRASIL 1822/2022 DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFMG. Conexão ComCiência, 2(2). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8064

Número

Sección

Dossiê - Extensão Universitária