Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19
Palabras clave:
AULAS REMOTAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, SARS-COV-Resumen
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem.
Citas
ARAÚJO, D.B. As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN. Disponível em: <https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5055>. Acesso em: 20 out 2020.
CONJUVE, Conselho Nacional de Juventude (2020). Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus: Destaque: Educação e aprendizagem. Disponível em:<https://www.juventudeseapandemia.com/>. Acesso em: 12 nov.2020.
CORDEIRO, M.C.; COELHO, N.B.; SARAIVA, P. M.; RODRIGUES, T.A.; PINHEIRO, A.A.G. Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia:Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte – Ceará. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&as_ylo=2020&q=alunos+eva%C3%A7%C3%A3o+as+salas+virtuais+estudos+remotos+pandemia&btnG=>. Acesso em: 09 nov. 2020.
DOMERASKI, M.B. O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão (Especialista em Informática Instrumental) - Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/197902>. Acesso em : 06 jun. 2020.
GONÇALVES, E. H.; MARCO, F.F.As implicações metodológicas para a formação docente da abordagem de Tecnologias Digitais em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/42608>. Acesso em: 21 out. 2020.
KENSKI, V. Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 1-10, 2003. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1891/189118047005.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2020.
LEONARDO, E. S.; LOPES, E. C. Geração Z: O desafio de formar leitores/nativos digitais. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/1347>. Acesso em: 31 out. 2020.
MORAIS, A; P. M. Metodologias ativas: uma reflexão sobre o cenário educação básica brasileira diante da pandemia do COVID-19. In:ELIEZER, C. R; FARIA, A.J.B. Educação Sem Distância Volume 4: tecnologia e educação: do conceito à prática.Belo Horizonte: Dialética, 2020, seção 3, p. 6-22.
MORAN. J. M. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.
NEVES,M. A.S.P. “Pandemia: um nó nos neurônios”. Revista Científica da UNIFENAS.v. 2.n.1.p.1-2,2020. Disponível em:<http://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/493/195>. Acesso em: 11 dez. 2020.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. N. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Disponível em:<https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167/pdf>.Acessado em: 31 de out. 2020.
ROSSETO,L.P., et. al.Relatos de experiências de professores do nível superior no processo de ensino -aprendizagem durante à pandemia covid-19.v. 2 n. 1 (2020): Anais do39º seminário de atualização de práticas docentes. Disponível em:<http://45.4.96.34/index.php/praticasdocentes/issue/view/148>. Acesso em: 12 out. 2020.
SEDUC. Guia de apoio aos estudos domiciliares. Ceará, 2020.
SILVA, C.C.S.C; TEIXEIRA, C. M. S. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID -19. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16897/13779>. Acesso em: 23 out. 2020.
SILVA, D. S.; ANDRADE, L. A. M.; SANTOS, S.M.P. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Disponível em: <https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7177/6592>. Acesso em: 09 nov. 2020.
SILVA,I. C. S; PRATES, T, S.; RIBEIRO, L.F.S. As Novas Tecnologias e aprendizagem : desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107/33788>. Acesso em: 06 nov. 2020.
SOARES, J. M.M.V. et al. Metodologias Ativas de Ensino: Evidências da Aplicação do Método de Caso nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração. Disponível em :<https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&as_ylo=2019&q=ensino+tradicional++em+evidencia+&btnG=>. Acesso em: 31 out. 2020.
SOUSA, T. N.; CHUPIL, H. A contribuição dos jogos lúdicos na aprendizagem de ensino da parasitologia em ciências e biologia. Revista Uningá, v.56, n.1, p.47-57, 2019. Disponível em:<http://34.233.57.254/index.php/uninga/article/view/2127>. Acesso em: 21 out 2020.
TRINDADE, H.C.S.V.; COSTA, V. A. O papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o século XXI. Disponível em:<https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/127>. Acesso em: 03 nov. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 ROSIMEIRE MENDES RUSSO, VANESSA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.