A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro

Autores/as

  • Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo
  • APARECIDA LEONIR DA SILVA

Palabras clave:

Desmotivação; desvalorização; gestão democrática

Resumen

Os professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional.

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Publicado

2021-05-03

Cómo citar

Ramos Miron Ferreira, A. A., & LEONIR DA SILVA, A. (2021). A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157