Tecnologia e alfabetização
um estudo iconográfico de representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10777Palabras clave:
Representações sociais, Crianças, Imagens, TecnologiaResumen
Este artigo aborda as representações sociais da tecnologia na sala de aula em dois momentos: o primeiro presencial, antes da pandemia da COVID-19; e outro na aula remota, durante a pandemia. O Objetivo deste trabalho é refletir sobre o uso de tecnologia como recurso auxiliar à prática docente em sala de alfabetização. A pesquisa foi realizada em duas salas de alfabetização, com um total de 54 alunos. No período presencial, os alunos realizaram atividades com uso de projetor touchscreen e, durante a pandemia, participaram de aulas síncronas e assíncronas. Durante o período presencial, os alunos desenharam e descreveram as aulas. No período remoto, narraram e desenharam como é aprender por meio das atividades online. Os resultados indicam que as tecnologias se fizeram importantes na continuidade da aprendizagem e nas metodologias, mas ficou evidente que, para as crianças, as relações sociais entre elas, os colegas e os professores são fundamentais.
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