Reflexões sobre o ensino de Astronomia em espaços de educação não formal
um olhar sobre as oficinas infantis do Observatório Astronômico de Bauru/SP
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14454Keywords:
Educação em Astronomia, Espaço, Observatório Astronômico, PlanetárioAbstract
Este artigo tem como objetivo discutir a importância dos espaços de educação não formais, tais como observatórios e planetários, no ensino de Astronomia. Primeiramente, apresenta-se um levantamento teórico sobre o que é a educação não formal, seus objetivos e sujeitos, desembocando nos espaços de educação não formal de ensino da Astronomia. Posteriormente, partindo da teoria bachelardiana, é apresentado um ensaio teórico sobre a conceituação de espaço e lugar e como essa relação contribui na reflexão acerca dos espaços legitimados do saber astronômico. Por fim, por meio de dois relatos de experiências realizados em um Observatório Astronômico, é apresentada a interlocução teoria-prática para pensar a educação não formal e seus espaços.
References
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. Trad. Joaquim José Moura Ramos. (Coleção os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BARRIO, Juan Bernardino Marques. El Planetario: un recurso didáctico para la enseñanza de la Astronomia. Tesis (Doctorado en Didáctica de las Ciencias). Proquest Information and learning Espanã, UNIVERSIDAD DE VALLADOLID, Valladolid, 2002.
BARRIO, Juan Bernardino Marques. A investigação Educativa em Astronomia: os planetários como espaço de ensino e aprendizagem. In: LONGHINI, Marcos Daniel. Educação em Astronomia – experiências e contribuições para a prática pedagógica. Campinas, SP: Editora Átomo, 2010. p. 159-178.
BARTELMEBS, Roberta Chiesa; MORAES Roque. Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões. REP - Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 19, n. 2, p. 341-352, jul./dez. 2012. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3149/2136. Acesso em: nov. 2023.
BARROS, Lucas, Guimarães. Um estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da Astronomia. 228 f (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP, 2017.
BARROS, Lucas Guimarães; LANGHI, Rodolfo; MARANDINO, Martha. A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, p. e3405, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/k5fhFPz8FDS8KYQCk56Nw4s/abstract/?lang=pt#. Acesso em: out. 2018.
FREITAS, Radma Almeida de; AROCA, Silvia Calbo; GERMANO, Auta Stella de Medeiros. Um estudo das pesquisas em ensino e divulgação de astronomia em espaços não formais de educação no Brasil. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v.9, p. 18, 2013. Águas de Lindóia, SP. Atas […]. São Paulo, ABRAPEC, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1399-1.pdf. Acesso em: jul. 2018.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, jan. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/#. Acesso em: out. 2024.
GOUVÊA, Guaracira; VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha. Redes Cotidianas de Conhecimentos e os Museus de Ciências. Parcerias Estratégicas. V. 6, n. 11, p. 169-174, 2001. Disponível em: < http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/167>. Acesso em: 30 jan. 2020.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402-4412, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172009000400014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 31 jan. 2020.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em astronomia: repensando a formação de professores. (Educação para a Ciência:11), São Paulo: Escrituras, 2012.
LIMA, Gleici Kelly de. Discursos na Relação Transferencial monitor/criança em um observatório astronômico. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru, São Paulo, 2020.
LIMA, Gleici Kelly de. A criança que insiste em nós: o encontro da astronomia com a psicanálise. Orientador: Rodolfo Langhi. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
MARQUES, Joana Brás Varanda; FREITAS, Denise de. Instituições de educação não-formal de Astronomia no Brasil e sua distribuição no território nacional. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 20, p. 37-58, 2015. Disponível em: <http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/215>. Acesso em: jan. 2020.
ODA, Observatório Didático de Astronomia. Manual da equipe. Bauru, 2019.
QUEIRÓZ, Glória et al. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do museu de astronomia e ciências afins/Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 77-88, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4144>. Acesso em: jan. 2020.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SAGAN, Carl. Cosmos. Trad. Paulo Geiger. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Trad. Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Gleici Kelly de Lima, Rodolfo Langhi, Marcos Daniel Longhini, Fábio Rafael Herpich

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.