A internet e os aplicativos sociais:

discursos e subjetivações docente em tempos de pandemia

Authors

  • Lavínia Maria Silva Queiroz UFRN

Keywords:

speech; subjectivity; Internet; social apps; pandemic.

Abstract

In mid-2019, the world is affected by the pandemic caused by COVID-19. In this scenario, the intrinsic relationship between digital technologies and the performance of teachers is undeniable. That said, the objective is to identify the media discourses made on the digital social networks Instagram, Facebook and Twitter about the teaching performance. The main concepts that permeate this research are the idea of ​​subjectivity, discourse and discursive strategies by Foucault (1986, 2005). In addition to these, the Foucaultian approach that Fischer (2002) points out about the pedagogical devices of the media, considering it as a discursive apparatus that produces power relations with individuals. The analysis will take place through figures, images and speeches made available in virtual environments, as well as teachers' reports found in blogs and news. It appears that the speeches reverberate power-knowledge struggles that lead to modes of subjectivation implied in teaching practice that enable appropriations and resistance when the will of truth about these professionals.

 

References

BANDEIRA, Cláudia. Pandemia covid-19: o Brasil retrocede ainda mais em ações de valorização das/os profissionais da educação [notícia]. Disponível em: <https://deolhonosplanos.org.br/covid-19-valorizacao-docente/>. Acesso em: 27 dez. 2021.

BACICH, L. Desafios e possibilidades de integração das tecnologias digitais. In: Revista Pátio, n. 81, 2017, p. 37-39.

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a distância online. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

BLOG PROFEMARLI. Trabalho invisível dos professores, online, 2021. Disponível em: <https://profemarli.com/trabalho-invisivel-dos-professores>. Acesso em 25 dez. 2021.

DOCUMENTO POTIGUAR. Diretrizes para retomada das atividades escolares nos sistemas estadual e municipais de ensino do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: <http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000241305.PDF.> Acesso em: 25 dez. 2021.

TOLENTINO, Lauan. Líder do governo Bolsonaro na Câmara ataca professores: ‘Não querem trabalhar’. Carta Capital, 23 de abril de 2021. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/lider-do-governo-bolsonaro-na-camara-ataca-professores-nao-querem-trabalhar/>. Acesso em: 26 dez. 2021.

COSTA, Jurandir Freire. Sem fraude nem favor: estudos sobre o amor romântico. Rio de Janeiro: Rocco,1998

CNTE. Mesmo sob ataque, professores mostram seu valor e ganham respeito da sociedade. 15 out. 2021, [notícia], online. Disponível em: <https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/cnte-na-midia/74383-mesmo-sob-ataque-professores-mostram-seu-valor-e-ganham-respeito-da-sociedade>. Acesso em 25 dez. 2021.

CNTE. Relatório Técnico: trabalho docente em tempos de pandemia. Disponível em: < https://anped.org.br/sites/default/files/images/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2022.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, 2002.

_____. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, Porto Alegre: v. 22, n. 2, p. 59-79, jul./dez.1997.

_____. ‘Técnicas de si’ na TV: a mídia se faz pedagógica. Educação Unisinos, São Leopoldo (RS), v. 4, n. 7, p. 111-139, jul./dez. 2000.

_____. Televisão & educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FOUCAULT, Michel. A ordem do Discurso. São Paulo, Loyola, 12 ed. 1986. 79p.

_____. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

_____. O sujeito e o poder. In: HUBERT, L; DREYFUS e Paul Rabinow. MICHEL FOUCAULT: Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2a. Edição Revista. Coleção Biblioteca de Filosofia. Coordenação editorial: Roberto Machado, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

G1. Brasil bate marca de 4 mil mortes por Covid registradas em um dia pela 1ª vez e soma 337,6 mil na pandemia [notícia], online, 2021.

KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 203p

REDAÇÃO JORNAL DE BRASÍLIA. Como a pandemia influenciou o avanço da tecnologia. 19 out. 2020. Disponível em:< https://jornaldebrasilia.com.br/arquivo-de-blogs/bsbtek/pandemia/>. Acesso em: 30 dez. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafia da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (organização); DESLANDES, Suely Ferreira; NETO, Otávio Cruz; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 1994.

MENDES, Beatriz. Professores relatam mais trabalho em nova rotina de ensino pela internet durante pandemia. G1, MG, 8 jun.[notícia], online, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/06/08/professores-relatam-mais-trabalho-em-nova-rotina-de-ensino-pela-internet-durante-pandemia.ghtml>. Acesso em: 30 dez. 2021.

ONU News. OMS. Disponível em: <https://news.un.org/pt/tags/oms>. Acesso em: 27 dez. 2021.

OLIVEIRA, Ruam. Pandemia e ensino remoto impulsionam crescimento de edtechs. Povir, Inovações em tecnologia. 19 abr. 2021. Disponível em: < https://porvir.org/pandemia-e-ensino-remoto-impulsionam-crescimento-de-edtechs/>. Acesso em: 30 dez. 2021.

PAZ, Eduarda. Ser professor na pandemia: impactos na saúde mental. Revista Arco, UFMS, 17 de novembro de 2021. Disponível em: <https://www.ufsm.br/midias/arco/saude-mental-professores-pandemia/>. Acesso em: 30 dez. 2021.

RIBEIRO, Ozeni Costa. Criatividade na pesquisa acadêmica: método-caminho na perspectiva de uma fenomenologia complexa e transdisciplinar. Terceiro incluído, v.5, n.1, Jan./Jun., 2015, p. 189-215.

ROCHA, Lucas. Bolsonaro ataca professores e diz que eles não querem trabalhar. Revista Fórum, 17 set. 2020, [notícia], online. Disponível em: <https://revistaforum.com.br/politica/bolsonaro-ataca-professores-e-diz-que-eles-nao-querem-trabalhar/>. Acesso em 30 dez. 2021.

SEPERJ. SEPE repudia ataques do deputado ricardo barros aos professores. Rio de Janeiro, 2021, online. Disponível em: <https://www.seperj.org.br/sepe-repudia-ataques-do-deputado-ricardo-barros-aos-professores/>. Acesso em: 27 dez. 2021.

SITESPM. Nota de repúdio SITESPM-CHR não tolera desvalorização e desrespeito aos Professores e demais Profissionais da Educação neste momento de pandemia. Chapecó – SC, online, 06 out. 2020. Disponível em: <http://sitespmchr.org.br/2020/10/08/nota-de-repudio-sitespm-chr-nao-tolera-desvalorizacao-e-desrespeito-aos-professores-e-demais-profissionais-da-educacao-neste-momento-de-pandemia/>. Acesso em: 26 dez. 2021.

Published

2023-05-05

How to Cite

Queiroz, L. M. S. (2023). A internet e os aplicativos sociais: : discursos e subjetivações docente em tempos de pandemia. Conexão ComCiência, 3(2). Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10528

Issue

Section

Dossiê - Tecnologia e Educação