Ensino de Cronobiologia para educadores: relato de uma experiência em formato virtual
Schlagworte:
extensão, , cronobiologia, educaçãoAbstract
Resumo
Neste artigo tivemos o objetivo de divulgar as experiências com o oferecimento de quatro edições do curso de extensão em Cronobiologia, área do conhecimento que estuda os ritmos biológicos como, por exemplo, o ciclo vigília/sono, ritmo muito discutido durante o curso por ser comumente estudado em humanos. O curso foi avaliado por uma análise qualitativa de relato de opinião dos participantes e palestrantes, registrada em formulário online. Contamos com a contribuição de 178 participantes (138 mulheres; 40 homens; 35,97 ±10,49 anos) e 10 palestrantes, membros do grupo GMDRB e convidados externos. A partir dos relatos coletados tivemos evidências de que os conceitos em Cronobiologia foram relevantes para a vida profissional e pessoal dos participantes e palestrantes, tendo como foco a aplicação dos conceitos e troca de saberes. Acreditamos que as experiências alcançadas com o oferecimento dos cursos foram positivas por contribuir com a divulgação do ensino de Cronobiologia no país.
Palavra-chave:extensão, cronobiologia, educação.
Literaturhinweise
AZEVEDO, C.V. M.; SOUSA, I.; PAUL, K.; MACLEISH, M.Y.; MONDÉJAR, M.T.; SARABIA, J.A.; MADRID, J.A. Teaching Chronobiology and Sleep Habits in School and University. Mind, Brain, and Education, 2(1), p.34-47, 2008. doi: 10.1111/j.1751- 228X.2008.00027.x.
ADOLESCENT SLEEP WORKING GROUP, COMMITEE ON ADOLESCENCE, AND COUNCIL ON SCHOOL HEALTH. School start times for adolescents. Pediatrics, 134(3), p.642-649, 2014. doi: 10.1542/peds.2014-1697.
AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva (1ª. Ed.). Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 136 p, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 600p, 2018. Consultado em 27 de abril 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.
pdf.
CARVALHO-MENDES, R. P. Análise dos parâmetros rítmicos e de sono, cronotipo e jetlag social em adolescentes: relações com o gênero, turno escolar, atividades noturnas e desempenho cognitivo. (Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil), 2019. Disponível em doi
11606/T.47.2019.tde-18112019-191921.
CARVALHO-MENDES, R .P.; DUNSUNTER, G.P.; DE LA IGLESIA, H.O.; MENNA-BARRETO, L. Afternoon school start times are associated with a lack of both social jetlag and sleep deprivation in adolescents. Journal Biological Rhythms, 35(4), P.377-390, 2020. doi: 10.1177/0748730420927603.
CARVALHO-MENDES, R. P; MENNA-BARRETO, L.Por que a Cronobiologia deve fazer parte da formação de educadores? Pro-Posições, no prelo, 2022.
CHEVALLARD, Y. On didactic transposition theory: some introductory notes, 1989. Consultado em 15 de junho 2019. Disponível em http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/rubrique.php3?id rubrique=6.
CROWLEY, S. J; CAIN, S.W; BURNS, A.C.; ACEBO, C.; CARSKADON, M.A. Increased sensitivity of the circadian system to light in early/mid-puberty. J Clin Endocrinol Metab 100, p..4067-4073, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI. M. Paulo Freire: uma biobibliografia. Cortez editora. 1997.
GOLDIN, A.P.; SIGMAN, M.; BRAIER, G.; GOLOMBEK, D.A.; LEONE, M.J. Interplay of chronotype and school timing predicts school performance. Nat Hum Behav., 4(4), p.387-396, 2020. doi: 10.1038/s41562-020-0820-2.
GRUBER, R. School-based sleep education programs: A knowledge-to-action perspective regarding barriers, proposed solutions, and future directions. Sleep Med. Rev., v. 36, p.13-28, 2017. Doi: 10.1016/j.smrv.2016.10.001
HALBERG, F. Cronobiology. Ann. Rev. Physiol. 31, p.675-725, 1990.
LOUZADA, F.; MENNA-BARRETO, L. O sono na sala de aula: tempo escolar e tempo biológico. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007.
MARQUES, N.; MENNA-BARRETO, L. Cronobiologia: principios e aplicações 3ª ed. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2003.
MENNA-BARRETO L.; DÍEZ-NOGUERA, A. External temporal organization in biological rhythms. Biological Rhythm Research, p.1-12, 2011. Doi: 10.1080/09291016.2011.638111.
MENNA-BARRETO, L.; ESPÍRITO-SANTO, C.Tempo e democracia: uma proposta de aproximação do pensamento de Paulo Freire com a Cronobiologia. Revista de Estudos Culturais,.EACH USP, v.5, p.83-101, 2020.
MENNA-BARRETO, l.; MARQUES, N. História e perspectivas da cronobiologia no Brasil e América Latina. Editora da Universidade de São Paulo, no prelo, 2022.
MENDES, R.P.C.Variação matutina e vespertina no desempenho em testes de memória e de compreensão de leitura em adolescentes escolares com diferentes cronotipos. (Dissertação de Mestrado, Instituto de Biologia - Universidade de Campinas, São Paulo, Brasil), 2013. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/314125.
MENNA-BARRETO, L.; WEY, D. Ontogênese do sistema de temporização: a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana. Psicologia USP, v.18, n.2.,p. 133-153, 2007. doi: 10.1590/S0103-65642007000200008.
PARUTHI, S.; BROOKS, L.J.; D’AMBROSIO, C.; HALL, W.A.; KOTAGAL, S.; LLOYD, R.M.; WISE, M.S. Consensus statement of the American Academy of Sleep Medicine on the recommended amount of sleep for healthy children: methodology and discussion. J Clin Sleep Med., v.12, n.11, p. 1549–1561, 2016. doi: 10.5664/jcsm.6288
SANDRIN, M.F.N.; TERRAZZAN, E.A. Temas contemporâneos da Biologia no ensino médio e a história dos relógios biológicos. Atas do VIII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências I CIEC. Congreso Iberoamericano de Investigación en Enceñanza de las Ciéncias. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, 2011.
SOARES-FILHO, P.L.; SOUZA, J.P.P.; GUIMARÃES,, I.C.S.; COSTA, I.A.S.; AZEVEDO, C.V.M.; ZUZA, H.O.B.B. O ensino de conceitos de ritmos biológicos no ensino médio a partir do conteúdo “Características gerais dos seres vivos”. Ata do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP, 2013.
SOUSA, I.C.; SOUZA J.C.; LOUZADA, F.M.; AZEVEDO, C.V.M. Changes in sleep habits and knowledge after an educational sleep program in 12th grade students. Sleep Biol. Rhythms, v.11, p.144–153, 2013. doi:10.1111/sbr.12016.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Andrea Ferrari
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.