Práticas pedagógicas com a poesia concreta na educação infantil
Schlagworte:
Poesia concreta, Literatura infantil, Educação infantil, Docência na educação infantilAbstract
Este trabalho discute o uso da poesia concreta na educação infantil, promovendo reflexões sobre práticas docentes em duas instituições de educação infantil do município de Fortaleza, Ceará no âmbito de um projeto denominado “intercâmbio docente interinstitucional”. Tem como objetivo evidenciar o potencial da poesia concreta no trabalho pedagógico com crianças pequenas para uma educação estética e sensível. As reflexões apontam a potencialidade do trabalho com a poesia concreta na educação infantil, destacando: o interesse das crianças pelas práticas propostas; as possibilidades de associação dessa linguagem com outras formas de arte; e a riqueza de possibilidades de experiências exploratórias, investigativas, criativas e estéticas. Conclui que a poesia concreta é uma possibilidade viável e adequada de trabalho literário com bebês e crianças pequenas, favorecendo a promoção do interesse pela leitura e pela poesia, além de proporcionar ricas experiências lúdicas, imaginativas e criadoras às crianças.
Literaturhinweise
A LA VONTÊ. In DICIO - Dicionário Online de Língua Portuguesa. [em linha]. sd. https://www.dicio.com.br/a-la-vonte/#:~:text=express%C3%A3o%20%5BPopular %5D%20%C3%80%20vontade%3B,viveu%20sempre%20a%20la%20vont%C3%AA
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar – E-BOOK. 1.ed., Campinas, SP, Papirus, 2013.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
CADEMARTORE, Ligia. O que é Literatura Infantil. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.
CAGNETI, Sueli de Souza. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Nórdica, 1996
CELIDÔNIO, Eni de Paiva. Literatura infantil. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia. Santa Maria, s/d.
COSTA, Edison José da. O movimento da Poesia Concreta e a poesia brasileira contemporânea. Letras, Curitiba: Editora da UFPR, 1995.
FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2020.
FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção, Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, v. 7, n. 1, p. 147-160, abr. 2007.
MACHADO, Liliany Queiroz da Silva Rodrigues. Poesia para bebês e crianças pequenas: um mundo simbólico para a aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia), Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor, 2022.
MARTINS FILHO, Altino José; MARTINS FILHO, Lourival José. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência: nas rotinas um tempo acelerado, na vida diária experiências desperdiçadas. Revista de Estudos Curriculares nº 11, vol. 2, 2020.
MORAES, Rosalina Rocha Araujo; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros. Educação em Foco, ano 23, n. 41 - set./dez. Belo Horizonte, 2020.
GUIZZO, B. S. et al. Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 74, p. 271-289, mar./abr. 2019.
MAUZINHO, Rita Isabel Gomes. Expressão Gráfico-Plástica Conceções e Práticas das Educadoras. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar). Instituto Politécnico de Setúbal, 2014.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: A perspectiva Educativa da Associação Criança. Porto, Portugal, 2013.
PRADO, Renata Lopes Costa; VICENTIN, Maria Cristina Gonçalves; ROSEMBERG, Fulvia. Ética na pesquisa com crianças: uma revisão da literatura brasileira das ciências humanas e sociais. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.29, pp.43-70.
ZILBERMAN, R.; LAJOLO, M. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 1999.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Rosalina Rocha Araujo Moraes, Maria Valonia da Silva Xavier
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.