Formação Integrada: múltiplos olhares na EPT
Schlagworte:
Formação integral, Educação profissional e tecnológicaAbstract
O presente estudo tem por objetivo compreender as relações entre as concepções de formação integral que norteiam as práticas pedagógicas na EPT. Trata-se de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, na qual utilizou-se autores como Franzoi e Fischer (2009), Saviani (2007), além de periódicos disponíveis na Plataforma CAPES. Foi possível constatar que há um consenso em relação aos conceitos que constituem as bases conceituais da EPT. Além da superação da dicotomia entre trabalho manual e intelectual através de práticas pedagógicas emancipatórias que formem o sujeito em suas capacidades múltiplas, proporcionando-o viver e agir em sociedade de maneira autônoma.
Literaturhinweise
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Práticas pedagógicas: experiências inovadoras na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 21, n.68, p. 393-408, jan. 2021.
CIAVATTA, M. A FORMAÇÃO INTEGRADA A ESCOLA E O TRABALHO COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 6 dez. 2005
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.5, n.8, p.27-41, jan./jun., 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42. Acesso em: 05 jul. 2023.
FRANZOI, Naira Lisboa., & FISCHER, Maria. Clara Bueno. Formação humana e educação profissional: diálogos possíveis. Revista Educação, Sociedade e Culturas. n. 29. 2009, 35-51.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3° ed. São Paulo: Cortez, 2012
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–1080, 2015.
RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-mediointegrado- marise-ramos1.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.
SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.1590/S1981-77462003000100010. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1958. Acesso em: 5 jul. 2023
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Roseanne Bruna dos Santos Araújo
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.