Adoecimento docente na perspectiva de professores de Itarema-CE

Autor/innen

  • Sandro Abner Severiano dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Thaís de Sousa Florêncio Universidade Estadual do Ceará

Schlagworte:

Adoecimento psíquico, Afastamento, Professor, Saúde, Trabalho

Abstract

O artigo pretende analisar fatores que indiquem adoecimento entre os professores e averiguar se, na realidade da rede municipal de ensino de Itarema-CE, o adoecimento psíquico está presente nos discursos das professoras entrevistadas como causa de afastamento docente. Trata-se de uma pesquisa de campo com metodologia qualitativa exploratória no qual utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de informações. A análise de conteúdo foi a técnica escolhida para a análise de dados. Constatou-se que as professoras entrevistadas percebem o adoecimento psíquico no cotidiano laboral. Além disso, percebeu-se que, ao se afastarem para tratarem de sua saúde, os docentes, ao retornarem às suas atividades, reencontram ambientes adoecedores pouco ou nada modificados. Concluímos que há uma necessidade de reorganização das estratégias políticas da Secretaria Municipal de Educação e das estratégias pessoais e coletivas utilizadas para o restabelecimento da saúde do trabalhador docente.

Autor/innen-Biografien

Sandro Abner Severiano dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Ceará - UFC campus Sobral. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9874445026498897. E-mail: sandro.abner@gmail.com

Thaís de Sousa Florêncio, Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – CE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8034212268054760. E-mail: thaises.f@hotmail.com

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Veröffentlicht

2024-01-16

Zitationsvorschlag

Severiano dos Santos, S. A., & de Sousa Florêncio, T. (2024). Adoecimento docente na perspectiva de professores de Itarema-CE. Conexão ComCiência, 1(4). Abgerufen von https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12037

Ausgabe

Rubrik

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior