EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO STRICTU SENSU:

REFLETIR PARA PROMOVER

Autores

  • Regiane da Silva Macuch Universidade Cesumar
  • Adriana Yanina Ortiz Univesidade Nacional de Salta

Palavras-chave:

aprendizagem-serviço, vinculação social universitária, ensino superior

Resumo

Propõe-se socializar a experiência de vinculação social universitária desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde-UniCesumar, e analisar os contributos da pedagogia de aprendizagem-serviço em perspectiva estudantil. Três categorias analíticas resultaram da análise documental dos relatórios de 19 participantes: a percepção subjetiva do “eu profissional”, “eu pessoa”, “o outro”. A experiência envolveu um processo de formação, aquisição de conhecimentos acadêmicos e contextuais, trabalho interdisciplinar, descoberta de áreas de interesse, realização pessoal e o reconhecimento do outro no espaço comunitário. Conclui-se que a vinculação de atividades acadêmicas com ações solidárias é um caminho inovador no ensino superior que possibilita o protagonismo dos estudantes na geração de aprendizagens significativas e o engajamento na gestão do próprio conhecimento.

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Publicado

2022-07-29

Como Citar

Macuch, R. da S., & Ortiz, A. Y. (2022). EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO STRICTU SENSU:: REFLETIR PARA PROMOVER. Conexão ComCiência, 2(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8168

Edição

Seção

Dossiê - Extensão Universitária