EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO STRICTU SENSU:

REFLETIR PARA PROMOVER

Autores

  • Regiane da Silva Macuch Universidade Cesumar
  • Adriana Yanina Ortiz Univesidade Nacional de Salta

Palavras-chave:

aprendizagem-serviço, vinculação social universitária, ensino superior

Resumo

Propõe-se socializar a experiência de vinculação social universitária desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde-UniCesumar, e analisar os contributos da pedagogia de aprendizagem-serviço em perspectiva estudantil. Três categorias analíticas resultaram da análise documental dos relatórios de 19 participantes: a percepção subjetiva do “eu profissional”, “eu pessoa”, “o outro”. A experiência envolveu um processo de formação, aquisição de conhecimentos acadêmicos e contextuais, trabalho interdisciplinar, descoberta de áreas de interesse, realização pessoal e o reconhecimento do outro no espaço comunitário. Conclui-se que a vinculação de atividades acadêmicas com ações solidárias é um caminho inovador no ensino superior que possibilita o protagonismo dos estudantes na geração de aprendizagens significativas e o engajamento na gestão do próprio conhecimento.

Referências

Barnett, R. Para una transformación de la universidad: nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2008.

Brasil. Diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html.

Crawford, E., Caine, A. M., Hunter, L., Hill, A. E., Mandrusiak, A., Anemaat, L., Dunwoodie, R.; Fagan, A; & Quinlan, T. Service learning in developing countries: Student outcomes including personal successes, seeing the world in new ways, and developing as health professionals. Journal of Interprofessional Education & Practice, 9(1), 74-81, 2017 https://doi.org/10.1016/j.xjep.2017.08.006

Crone, T. S. The effects of service-learning in the social psychology classroom. Journal of Service-Learning in Higher Education, 2, 62-74, 2013. http://journals.sfu.ca/jslhe/index.php/jslhe/article/view/23/13

Da Silva Llarena, R. A., Nóbrega Duart, E., & do Rosário Santos, R. Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em Questão, 21(2), 222-242, 2015. http://www.redalyc.org/html/4656/465645967012/

Gardner, J., & Emory, J. Changing students’ perceptions of the homeless: A community service learning experience. Nurse education in practice, 29(1), 133-136, 2018. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2018.01.001

Gonçalves, S. Cidadania Global e Educação Superior.Em S. Gonçalves; F. Sousa, Escola e comunidade: laboratórios de cidadania global (pp. 13-25). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011.

Hallú, R. La solidaridad como aprendizaje. En G. Arias, Participación e Innovación en la Educación Superior. Para que el conocimiento nos sirva a todos, pp. 13-18. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación, 2007.

Heitor, F.; Veiga, S. Voluntariado no Ensino Superior: Oportunidades para a mudança no desenvolvimento psicológico. Em Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, pp. 348-360. Portugal: Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto, 2012.

Lawson, J. E., Cruz, R. A., & Knollman, G. A. Increasing positive attitudes toward individuals with disabilities through community service learning. Research in developmental disabilities, 69(1), 1-7, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2017.07.013

Martínez, M. Aprendizaje servicio y construcción de ciudadanía activa en la universidad: la dimensión social y cívica de los aprendizajes académicos. En M. Martínez, Aprendizaje servicio y responsabilidad social de las universidades, pp. 7-11. España: Limpergarf, S.L, 2008.

Mato, D. Contribución de experiencias de vinculación social de las universidades al mejoramiento de la calidad académica y factores que limitan su desarrollo y valoración institucional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 18(1), 151-180, 2013. http://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/113713/8011

Maturana, H. Emociones y lenguaje en educación y política. Santiago de Chile, Editorial Dolmen ediciones SA, 1997.

Mcfarlane, B. El servicio en la vida académica. En R. Barnet, Para una transformación de la universidad. Nuevas relaciones entre investigación, docencia y saber, pp. 215-230. Barcelona: Editorial Octaedro, 2008.

Molderez, I., & Fonseca, E. The efficacy of real-world experiences and service learning for fostering competences for sustainable development in higher education. Journal of Cleaner Production, 172(1), 4397-4410, 2018. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.04.062

Morín Fraile, V., Sancho, R., Galimany Masclans, J., Guix i Comellas, E. M., Estrada Masllorens, J. M., Vázquez Archilla, M., Rubio Serrano, L., & Escofet Roig, A. Service learning and health education: Innovation in nursing education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 237(1), 956-961, 2017. https://doi:10.1016/j.sbspro.2017.02.135

Ortiz, A. Creencias Motivacionales y Actitudes frente al Voluntariado: Un estudio con jóvenes universitarios en Portugal. 425f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9805

Ortiz, A. Y. Experiencias de vinculación social universitaria: motivaciones para la participación estudiantil. Revista Exitus, 9(1), 93-118, 2019. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID717

Perrenoud, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. São Pulo: Artmed, 2002.

Soykan, E., Gunduz, N., Tezer, M. Perceptions of the teacher candidates towards community service learning. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 197(1), 2468-2477, 2015. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.314

Tapia, N. La solidaridad como pedagogía. Buenos Aires: Ciudad Nueva, 2006.

Tapia, N. Inserción curricular del aprendizaje-servicio en la Educación Superior. Buenos Aires: Ediciones CLAYSS, 2016.

Downloads

Publicado

29-07-2022

Como Citar

Macuch, R. da S., & Ortiz, A. Y. (2022). EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO STRICTU SENSU:: REFLETIR PARA PROMOVER. Conexão ComCiência, 2(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8168

Edição

Seção

Dossiê - Extensão Universitária