EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO STRICTU SENSU:
REFLETIR PARA PROMOVER
Palavras-chave:
aprendizagem-serviço, vinculação social universitária, ensino superiorResumo
Propõe-se socializar a experiência de vinculação social universitária desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde-UniCesumar, e analisar os contributos da pedagogia de aprendizagem-serviço em perspectiva estudantil. Três categorias analíticas resultaram da análise documental dos relatórios de 19 participantes: a percepção subjetiva do “eu profissional”, “eu pessoa”, “o outro”. A experiência envolveu um processo de formação, aquisição de conhecimentos acadêmicos e contextuais, trabalho interdisciplinar, descoberta de áreas de interesse, realização pessoal e o reconhecimento do outro no espaço comunitário. Conclui-se que a vinculação de atividades acadêmicas com ações solidárias é um caminho inovador no ensino superior que possibilita o protagonismo dos estudantes na geração de aprendizagens significativas e o engajamento na gestão do próprio conhecimento.
Referências
Barnett, R. Para una transformación de la universidad: nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2008.
Brasil. Diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html.
Crawford, E., Caine, A. M., Hunter, L., Hill, A. E., Mandrusiak, A., Anemaat, L., Dunwoodie, R.; Fagan, A; & Quinlan, T. Service learning in developing countries: Student outcomes including personal successes, seeing the world in new ways, and developing as health professionals. Journal of Interprofessional Education & Practice, 9(1), 74-81, 2017 https://doi.org/10.1016/j.xjep.2017.08.006
Crone, T. S. The effects of service-learning in the social psychology classroom. Journal of Service-Learning in Higher Education, 2, 62-74, 2013. http://journals.sfu.ca/jslhe/index.php/jslhe/article/view/23/13
Da Silva Llarena, R. A., Nóbrega Duart, E., & do Rosário Santos, R. Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em Questão, 21(2), 222-242, 2015. http://www.redalyc.org/html/4656/465645967012/
Gardner, J., & Emory, J. Changing students’ perceptions of the homeless: A community service learning experience. Nurse education in practice, 29(1), 133-136, 2018. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2018.01.001
Gonçalves, S. Cidadania Global e Educação Superior.Em S. Gonçalves; F. Sousa, Escola e comunidade: laboratórios de cidadania global (pp. 13-25). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011.
Hallú, R. La solidaridad como aprendizaje. En G. Arias, Participación e Innovación en la Educación Superior. Para que el conocimiento nos sirva a todos, pp. 13-18. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación, 2007.
Heitor, F.; Veiga, S. Voluntariado no Ensino Superior: Oportunidades para a mudança no desenvolvimento psicológico. Em Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, pp. 348-360. Portugal: Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto, 2012.
Lawson, J. E., Cruz, R. A., & Knollman, G. A. Increasing positive attitudes toward individuals with disabilities through community service learning. Research in developmental disabilities, 69(1), 1-7, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2017.07.013
Martínez, M. Aprendizaje servicio y construcción de ciudadanía activa en la universidad: la dimensión social y cívica de los aprendizajes académicos. En M. Martínez, Aprendizaje servicio y responsabilidad social de las universidades, pp. 7-11. España: Limpergarf, S.L, 2008.
Mato, D. Contribución de experiencias de vinculación social de las universidades al mejoramiento de la calidad académica y factores que limitan su desarrollo y valoración institucional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 18(1), 151-180, 2013. http://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/113713/8011
Maturana, H. Emociones y lenguaje en educación y política. Santiago de Chile, Editorial Dolmen ediciones SA, 1997.
Mcfarlane, B. El servicio en la vida académica. En R. Barnet, Para una transformación de la universidad. Nuevas relaciones entre investigación, docencia y saber, pp. 215-230. Barcelona: Editorial Octaedro, 2008.
Molderez, I., & Fonseca, E. The efficacy of real-world experiences and service learning for fostering competences for sustainable development in higher education. Journal of Cleaner Production, 172(1), 4397-4410, 2018. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.04.062
Morín Fraile, V., Sancho, R., Galimany Masclans, J., Guix i Comellas, E. M., Estrada Masllorens, J. M., Vázquez Archilla, M., Rubio Serrano, L., & Escofet Roig, A. Service learning and health education: Innovation in nursing education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 237(1), 956-961, 2017. https://doi:10.1016/j.sbspro.2017.02.135
Ortiz, A. Creencias Motivacionales y Actitudes frente al Voluntariado: Un estudio con jóvenes universitarios en Portugal. 425f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9805
Ortiz, A. Y. Experiencias de vinculación social universitaria: motivaciones para la participación estudiantil. Revista Exitus, 9(1), 93-118, 2019. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID717
Perrenoud, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. São Pulo: Artmed, 2002.
Soykan, E., Gunduz, N., Tezer, M. Perceptions of the teacher candidates towards community service learning. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 197(1), 2468-2477, 2015. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.314
Tapia, N. La solidaridad como pedagogía. Buenos Aires: Ciudad Nueva, 2006.
Tapia, N. Inserción curricular del aprendizaje-servicio en la Educación Superior. Buenos Aires: Ediciones CLAYSS, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Regiane da Silva Macuch, Adriana Yanina Ortiz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.