(Re)construindo as apresentações digitais de slides científicos

concepções de acadêmicos sobre um curso de extensão para a construção de slides shows

Autores

  • Claudiane Chefer Universidade Estadual de Maringá/Doutoranda
  • Angeliane Arceni Chefer Universidade Estadual de Maringá/Graduanda
  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá/Livre docência

Palavras-chave:

TDICs, Apresentações digitais de slides, Acadêmicos, Ciência, Curso de extensão

Resumo

Neste trabalho, objetivou-se analisar as concepções de acadêmicos cursistas, a respeito de um curso de extensão desenvolvido sobre apresentações digitais de slides acadêmicos-científicos. Procurou-se também investigar a importância de desenvolver cursos sobre produção de slides no âmbito acadêmico, reconhecer o interesse dos acadêmicos em participar do curso, analisar as concepções dos cursistas a respeito das potencialidades do curso de produção de slides científicos e analisar os desafios de ministrar e participar de um curso de slides acadêmicos. A análise possibilitou inferir que, a participação no curso foi motivada devido ao anseio de produzir apresentações condizentes com as demandadas científicas, bem como melhorar a elaboração e comunicação dessas películas. Mesmo que em um curto espaço de tempo, foi possível ponderar uma avaliação positiva dos acadêmicos frente ao curso, bem como considerar que o mesmo atingiu os objetivos propostos de auxiliar na (re)construção de apresentações no contexto acadêmico-científico.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Proinfo: Informática e Formação de Professores. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BERNARDINO, F.A. Tecnologias e Educação: representações sociais na sociedade da informação. Curitiba: Appris, 2015.

CADENA, R.; COUTINHO, S.G. Investigando projeções: critérios para a análise de apresentações digitais de slides. In: Anais, 7th Information Design International Conference, n. 2, v.2, 2015.

COSCARELLI, C.V. A nova aula de português: o computador na sala de aula. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 5, n. 26, 1999.

MELO, J.R.A.; MELO, A.M.A.; MELO, J.N.A. Novas tecnologias no Ensino Superior: um estudo bibliométrico sobre sua produção científica. Revista Educação & Tecnologia, n.13, 2015.

LEITE, L.S. (Coord.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

LANIUS, C. PowerPoint, Not Your Grandmother’s Presentations, but Is it Evil? Cell Biology Education, v. 3, 2004.

VOSS, D. PowerPoint in the Classroom, Is it Really Necessary? Cell Biology Education, v. 3, 2004.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, 2005.

PANUCCI-FILHO, L.; SANTOS, C.A.; ALMEIDA, L.B. Vantagens e Desvantagens sobre a Aprendizagem Percebidas pelos Alunos de Graduação do Ensino Mediado com o PowerPoint: Um Estudo Exploratório. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, Espanha, v. 9, n. 3, 2011.

GRIEBLER, G. et al. Desenvolvimento de softwares educacionais por estudantes de Licenciatura Plena em Pedagogia: potencializando o aspecto lúdico do Microsoft PowerPoint. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, [S.l.], v. 1, n. 2, 2015.

PARKS, B. Death to PowerPoint! BusinessWeek. 2012. Disponível em:

FOLEY, M. About that 1 billion Microsoft Office figure...ZDNet. 2010. Disponível em: . Acesso em: 05 set. de 2019.

ROCKLIN, T. PowerPoint is not evil. The National Teaching and Learning Forum, Doc. 6, 2010.

ULIANO, K.M.L. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na educação: aplicativos e o mundo tecnológico no contexto escolar. Monografia (Especialização) Programa de Especialização da Universidade Federal de Santa Catarina. 2016.

OLIVEIRA, C.; MOURA, S.P.; SOUSA, E.R. TIC’s na educação: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v.7, n.1, 2015.

LOPES, A.C.C.B.; CHAVES, E.V. Animação como recurso didático no ensino da química: capacitando futuros professores. Educitec, Manaus, v. 04, n. 07, 2018.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Chefer, C., Chefer, A. A., & Oliveira, A. L. de. (2023). (Re)construindo as apresentações digitais de slides científicos: concepções de acadêmicos sobre um curso de extensão para a construção de slides shows. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10143

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologia e Educação