Contribuições de Espinosa para uma filosofia da arte ou uma teoria estética

Autores

  • Leonardo Souza dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Arte, Estética, Ética, Música, Espinosa

Resumo

O trabalho une fragmentos escritos por Bento Espinosa sobre arte, beleza e feiura e música. Os conceitos de arte, música, beleza e feiura se adequam aos conceitos propostos na ontologia de Espinosa. O conceito de arte é proposto como a operação com as afecções, o conhecimento das imagens inseridas no engenho individual e coletivo. Os afetos importantes para a estética, a beleza e a feiura, são compreendidos como ignorância das causas determinantes para a alegria ou a tristeza, bem como, são entendidos como uma comparação aos padrões de perfeição e imperfeição. Os afetos decorrentes dos artefatos são mais fortes com o entendimento das causas determinantes, assim como, esses afetos guiam o engenho e estabelecem um sistema de relações entre indivíduos. A finalidade da arte é a utilidade. A estética, a relação entre as imagens dos artefatos e os afetos, é útil para organizar os encontros do indivíduo maior potência.

Biografia do Autor

Leonardo Souza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Música (Piano) na Faculdade Santa Marcelina, realizando como trabalho monográfico aproximações entre Filosofia e Música em Bento de Espinosa. Posteriormente graduado em Filosofia com trabalho monográfico no conceito de Imaginação em Friedrich Nietzsche. Mestre em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) escrevendo sobre afetos na filosofia de Paul B. Preciado. Licenciado no Centro Universitário Claretiano com pesquisa em filosofia e educação em Peter Sloterdijk. Tem experiência profissional na área de Filosofia e Música, com ênfase em Filosofia Contemporânea (Pós-estruturalismo), Ética e filosofia política, Estética e filosofia da arte, Análise musical e Piano popular. Atualmente trabalha como professor de música.

Referências

DA SILVA, Valéria Loturco. “Flutuação do ânimo em Espinosa: uma leitura deleuzeana”. Cadernos espinosanos: estudos sobre o século XVII, n. 18 (2008), p. 11-38.

DE PAULA, Marcos Ferreira. “Pode o conhecimento dar alguma alegria?: uma interpretação da ‘Melancolia I’ de Albrecht Dürer, a partir da ‘Ética’ de Spinoza”. Kriterion: revista de filosofia, n. 130 (2014), p. 597-618.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Tradução por: Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

ESPINOSA, Baruch de. Breve tratado: de Deus, do homem e do seu bemestar. Tradução por: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Luiz Cesar Guimarães Oliva. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

ESPINOSA, Baruch de. Tratado político. Tradução por: Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

FUBINI, Enrico. Estética da música. Tradução por: Sandra Escobar. Lisboa: Edições 70, 2008.

HARDT, Michael; NEGRI, Antônio. Multitud: guerra y democracia en la era del imperio. Versão em espanhol por: Juan Antônio Bravo. Madrid: Debate, 2004.

MOREAU, Pierre-François. “El concepto de ingenium en la obra de Spinoza (I)”. Versão em espanhol por: Pedro Lomba. Ingenium: revista de historia del pensamiento moderno, n. 1 (2009), p. 3-12.

MOREAU, Pierre-François. “El concepto de ingenium em la obra de Spinoza (II). El ingenium del pueblo y el alma del Estado”. Versão em espanhol por: Pedro Lomba. Ingenium: revista de historia del pensamiento moderno, n. 3 (2010), p. 80-93.

NEGRI, Antonio. Quando e como eu comecei a ler Foucault. Tradução por: Mario Marino. São Paulo: Editora N-1, 2016.

NOGUEIRA, Daniel. “Spinoza e a arte”. Conatus: filosofia de Spinoza, v. 4, n. 8 (2010), p. 19-23.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução por: Grupo de Estudos Espinosanos. São Paulo: EDUSP, 2015a.

SPINOZA, Benedictus de. Tratado da emenda do intelecto. Tradução por: Cristiano Rezende. Campinas: UNICAMP, 2015b.

SPINOZA, Benedictus de. Spinoza obra completa II: correspondência completa e vida. Tradução por: Jacob Guinsburg, Newton Cunha e Roberto Romano. São Paulo: Perspectiva, 2014.

VINCIGUERRA, Lorenzo. “Arte como ética: por uma estética da produção; breve reflexão spinozista”. Tradução por: Cláudio Oliveira. Viso: cadernos de estética aplicada, v. 4, n. 8 (2010), p. 19. (Disponível em: http://www.revistaviso.com.br/pdf/Viso_8_LorenzoVinciguerra.pdf. Acesso em: 12 fev. 2017).

Arquivos adicionais

Publicado

30-10-2023

Como Citar

Souza dos Santos, L. (2023). Contribuições de Espinosa para uma filosofia da arte ou uma teoria estética. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 13(23 - Ano), 57–69. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/5299