O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 Visando seguir uma padronização nacional, e facilitar o trabalho de editoração final da Comissão Editorial, solicitamos aos autores que irão submeter seus textos à Revista Conatus - Filosofia de Spinozaque adequem seus artigos às seguintes orientações, conforme preconizam as Normas da ABNT:

 1. Solicitamos aos autores/tradutores adequarem seus textos às novas regras da ortografia para a língua portuguesa.

 2. Os textos devem ser submetidos eletronicamente através do SEER, disponível em https://revistas.uece.br/index.php/conatus/index. A comunicação com a revista poderá ser efetivada pelos e-mails seguintes: revistaconatus@terra.com.br ou gt_spinoza@terra.com.br.

3. Os textos devem estar digitados em arquivo do Word (.doc, .docx ou *.rtf.) ou similar, desde que possam ser editados, em papel no formato A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5, fonte Charter BT (preferencialmente)ou Times new-Roman, tamanho 12 para o corpo do texto, 11para as citações de mais de três linhas (devem estar sem aspas e  espaçamento entrelinhas simples) e 10 para as notas de rodapé (utilizar os recursos do próprio Word). As entradas dos parágrafos devem ser automáticas e estarem tabuladas em 1,25 cm.

4. A Revista Conatus - Filosofia de Spinoza adota as normas vigentes da ABNT (NBR 6022, NBR 6028, NBR 10520 e NBR 14724).

5. Os textos submetidos à Revista Conatus - Filosofia de Spinoza podem ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

6. Os artigos não devem exceder as 20 páginas e devem incluir na primeira página um resumo indicativo (NBR 6028 - ABNT) no mesmo idioma em que o texto foi escrito, com no máximo 150 caracteres com espaço e cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto, também no idioma do texto. Além disso, deve-se incluir uma tradução do resumo e das palavras-chave em idioma diferente daquele em que o texto foi escrito, de escolha por parte do autor dentre os seguintes: português (preferencialmente), inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão.

7. O autor não deve colocar seu nome no corpo do texto, mas no sistema SEER, juntamente com uma pequena apresentação e de sua área de atuação e seus vínculos institucionais, bem como de seus projetos atuais.

8. Para a citação das obras de Benedictus de Spinoza recomendamos para a Ética indicar as Partes em algarismos arábicos 1, 2, 3, 4 ou 5, seguida pela abreviatura das divisões internas destas, como por exemplo, Defpara definições, AXpara axiomas, P para proposição, S para escólio, C para corolário, etc. acompanhado dos números das mesmas também em algarismos arábicos. Para as outras obras de Spinoza, recomenda-se citar o número dos capítulos e/ou dos parágrafos, conforme o caso. Por exemplo, para citar o escólio 2 da proposição 40 da parte três da Ética, citamos entre aspas (menos de três linhas), com a referência logo após entre parênteses: “O esforço por fazer o mal a quem odiamos chama-se ira, enquanto o esforço por devolver o mal que nos foi infligido, chama-se vingança.” (E3P40S2).

9. Deve-se também acrescentar as Referências bibliográficas, conforme os modelos a seguir:

9.1 Livro

FREUDENTHAL, Jacob. Die Lebensgeschichte Spinoza’s. Leipzig: Verlag von Veit & Comp., 1899.

9.2 Artigos em periódicos

FERREIRA, Maria Luisa Ribeiro. Espinosa a partir de um poema. Revista Conatus - Filosofia de Spinoza, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 61-68, Dez. 2007.

9.3 Livros Organizados ou Coletâneas

TATIÁN, Diego (Comp.). Círculo Spinociano de la Argentina - Spinoza: Segundo Coloquio. Córdoba (Argentina): Altamira, 2006.

9.4 Capítulo de livros sem autor específico

DELEUZE, Gilles. Spinoza e as Três Éticas. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e ClínicaTradução de Peter Pál Pelbart. 1. ed. Rio de Janeiro: 34, 1997. (Coleção Trans). p. 156-170.

9.5 Capítulos de livro com autor específico

FERREIRA, Maria Luísa Ribeiro. Spinoza, Descartes y Elisabeth. Una misma pregunta sobre el gobierno de los afectos. In: FERNÁNDEZ, Eugenio; CÁMARA, María Luisa de la (Edición de). El gobierno de los afectos en Baruj Spinoza. prólogo de Juan Manuel Navarro Cordón. Madrid: Editorial Trotta, 2007. (Colección Estructuras y Procesos). p. 495-508.

9.6 Textos consultados na Internet

COLERUS, Jean. Vida de Spinoza: por Colerus. Tradução de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso. Disponível em: <https://benedictusdespinoza.pro.br/biografias-de-spinoza-colerus.html>. Acesso em: 20 ago. 2019.

9.7 Prefácio e outras partes com autor específico

KOYRÉ, Alexandre. Prefácio e Notas. In: SPINOZA, B. Tratado da Reforma do Entendimento. Edição Bilíngue Latim-Português. Tradução de Abílio Queirós. Lisboa: Edições 70, 1987. (Textos Filosóficos). p. 11-19.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam na Revista Conatus - Filosofia de Spinoza concordam com os seguintes termos:

1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Conatus - Filosofia de Spinoza o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Conatus - Filosofia de Spinoza (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Les noms et email adresses fournis dans ce journal seront utilisés uniquement pour les services fournis par cette publication et ne seront pas rendus disponibles à d'autres fins ni à des tiers.

The names and email addresses provided in this journal will be used solely for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.