Sobre a Revista

Foco e escopo da Revista Conatus

A Revista Conatus – Filosofia de Spinoza é um periódico eletrônico de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo GT Benedictus de Spinoza e vinculada ao Projeto de Pesquisa  A Fundamentação Política em  Benedictus de Spinoza e ao Laboratório de Tradução Especializada - LETRAFIL com o apoio do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará - UECE com periodicidade semestral até o ano de 2018, quando passou a ter periodicidade anual.

O objetivo principal da Revista Conatus – Filosofia de Spinoza é publicar textos originais de qualidade sobre a filosofia de Benedictus de Spinoza, ou de algum tema por ele abordado em suas obras, ou ainda de Autor que com ele tenha dialogado.

 

Política de avaliação

Revista Conatus - Filosofia de Spinoza utiliza o sistema duplo-cego como critério para a avaliação dos textos enviados para publicação, por ser o mais democrático e com maior possibilidade de imparcialidade. Neste sistema, o texto é enviado sem nenhuma identificação do seu autor a dois pareceristas. A aprovação para publicar ocorrerá após o retorno de noLa justificación política en Benedictus de Spinoza mínimo um parecer favorável à publicação. No caso de pareceres contrários, o texto será enviado para um terceiro parecerista analisar.

 

Processo de submissão de artigos/traduções/resenhas 

A Revista Conatus – Filosofia de Spinoza recebe textos originais, produto de estudos filosóficos, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos de domínio público ou no caso de textos com direitos autorais, com a apresentação de declaração do detentor dos direitos autorais autorizando a tradução.

Os textos devem ser submetidos eletrônicamente através do SEER, disponível em https://revistas.uece.br/index.php/conatus/index. A comunicação com a revista poderá ser efetivada pelos e-mails seguintes: revistaconatus@terra.com.br ou gt_spinoza@terra.com.br

 

Periodicidade

Revista Conatus - Filosofia de Spinoza foi editada semestralmente (nos meses de julho e dezembro) até o ano de 2018 (inclusive), quando passou a ter periodicidade anual.

 

Política de acesso livre

A Revista Conatus - Filosofia de Spinoza oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Histórico da Revista Conatus - Filosofia de Spinoza

Revista Conatus - Filosofia de Spinoza é fruto do amadurecimento do Projeto de Pesquisa A Fundamentação Política em Benedictus de Spinoza e do GT Benedictus de Spinoza – ANPOF, e sempre contou com o apoio do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará – CMAF-UECE e da Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE .

A finalidade principal da revista Conatus é promover a divulgação do pensamento de Benedictus de Spinoza através da publicação de textos produzidos pelos professores e/ou pesquisadores que estudam a obra ou os temas por ele abordados, ou autores que dialogaram ou dialogam com a obra do filósofo holandês, desenvolvidos ao longo de suas pesquisas, seus Projetos ou seus estudos isolados de um ou outro tema ou texto, bem como de seus alunos e orientandos. Assim procedendo, certamente suprimos uma crescente demanda de textos, estudos e traduções de e sobre o filósofo holandês.

A revista Conatus – Filosofia de Spinoza foi editada semestralmente, no mês de julho e de dezembro, até o ano de 2018, quando passou a ser anual. Esta alteração deveu-se a razões práticas, pois estávamos trabalhando com pouco tempo para realizarmos a seleção, a avaliação e a editoração do material recebido. Ao optarmos pela anualidade, passamos a dispor de um prazo razoável para fornecer uma resposta a quem nos enviar o material, que deverá ser, sempre que possível, não superior a três meses. Quanto ao formato da revista, optamos pela edição eletrônica, pois este meio resulta certamente num ganho substancial de qualidade e agilidade editorial, possibilitando que a revista chegue aos potenciais leitores de forma mais rápida, com mais textos e com custo bastante acessível. Ressaltamos todavia que não está inteiramente excluída a possibilidade de a produzirmos também em formato impresso, a depender de nossa capacidade organizativa e apoio financeiro para os custos editoriais impressos.

A revista Conatus – Filosofia de Spinoza continua com seu Conselho Editorial de alto nível, composto por professores de diversos países, que representam substancialmente o conjunto de estudiosos da filosofia e da obra de Spinoza na atualidade. O conselho será assessorado diretamente por uma Comissão Editorial composta pelo Editor e mais membros, que tem por função a preparação do material recebido, encaminhando-o para os membros do Conselho Editorial emitir parecer, responder ao autor, e, uma vez aprovado, realizar a editoração do número do semestre e enviar para publicação no site de nossa revista.

Aproveitamos o ensejo para convidar todos aqueles que se interessam pelo filósofo holandês, ou pelos temas por ele abordados, que enviem seus textos para serem publicados em nossa revista.

Emanuel Angelo da Rocha Fragoso (Editor)