O didatismo na ressignificação dos conceitos em Spinoza
Palavras-chave:
Filosofia. Spinoza. Ética. Educação. Afetos.Resumo
Neste artigo se discute a resignificação realizada pelo filósofo seiscentista Benedictus de Spinoza (1632–1677), na sua Obra Magna, Ética, demonstrada à maneira dos geômetras (1677), perante alguns conceitos da tradição filosófica empregados por Aristóteles, Hipócrates, Epiteto, dentre outros. Escrita a partir do modelo geométrico de Euclides, a Ética é um texto de grande originalidade articulando temas ontológicos, epistemológicos, psicológicos, éticos e políticos, tais como: Deus, substância, atributos, modos, mente, afetos, liberdade, natureza humana, felicidade, intelecto, etc. A obra está dividida em cinco partes e cada uma se articula e se integra ao todo. Ao conceituar os afetos na terceira parte da Ética, Spinoza realiza uma mudança radical nos termos do aristotelismo, da escolástica e do cartesianismo, como forma didática de aproximar o leitor às ideias acerca das paixões e da liberdade que o mesmo queria expressar. Dessa forma, nosso filófoso não somente ressignifica alguns conceitos, mas rompe radicalmente com a tradição filosófica.
Referências
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática/Gilles Deleuze: - São Paulo: Escuta, 2002.
ESPINOSA, Baruch de, 1632-1677. Breve Tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar/ Baruch de Espinosa; Tradução e notas Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Luís César Guimarães Oliva. – 1. ed.; 1. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
GOMES, Carlos Wagner Benevides. Potência e Liberdade na Ética de Benedictus de Spinoza/Carlos Wagner Gomes Benevides.-2017.110f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza, 2017.
MERÇON, Juliana. Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação/Juliana Merçon, - Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
POMPO Olga. Espinoza e a linguagem. InCID Revista da Ciência e Informação. Ribeira Preto, v. 2, n. 1, p. 16-30, jan./jun.2011.
RABENORT, William Louis, 1870-1938. Spinoza como educador/William Louis Rabenort; pref. Juliana Merçon; introd. trad. Brasileira Fernando Bonadia de Oliveira; tradução para o português GT Benedictus de Spinoza; coordenação Emanuel Angelo da Rocha Fragoso/Francisca Juliana Barros Sousa Lima. – 1. ed. – Fortaleza: EdUECE, 2016
SPINOZA, Benedictus de, 1632-1677. Ética / Spinoza; [tradução de Tomaz Tadeu]. 2.ed. 11. Reimp. – Belo Horizonte: Autentica, 2021.
SPINOZA, Benedictus de, 1632-1677. Tratado da emenda do intelecto / Spinoza; [tradução de Cristiano Novaes de Rezende]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Edinaldo Gomes Guimarâes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.