O didatismo na ressignificação dos conceitos em Spinoza

Autores

  • José Edinaldo Gomes Guimarâes Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Filosofia. Spinoza. Ética. Educação. Afetos.

Resumo

Neste artigo se discute a resignificação realizada pelo filósofo seiscentista Benedictus de Spinoza (1632–1677), na sua Obra Magna, Ética, demonstrada à maneira dos geômetras (1677), perante alguns conceitos da tradição filosófica empregados por Aristóteles, Hipócrates, Epiteto, dentre outros. Escrita a partir do modelo geométrico de Euclides, a Ética é um texto de grande originalidade articulando temas ontológicos, epistemológicos, psicológicos, éticos e políticos, tais como: Deus, substância, atributos, modos, mente, afetos, liberdade, natureza humana, felicidade, intelecto, etc. A obra está dividida em cinco partes e cada uma se articula e se integra ao todo. Ao conceituar os afetos na terceira parte da Ética, Spinoza realiza uma mudança radical nos termos do aristotelismo, da escolástica e do cartesianismo, como forma didática de aproximar o leitor às ideias acerca das paixões e da liberdade que o mesmo queria expressar. Dessa forma, nosso filófoso não somente ressignifica alguns conceitos, mas rompe radicalmente com a tradição filosófica.

Biografia do Autor

José Edinaldo Gomes Guimarâes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Licenciado em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Pós-graduado (especialização) em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Ateneu – FATE; professor da rede pública municipal de Fortaleza - CE, atualmente é mestrando do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará – UECE

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

14-06-2024

Como Citar

Gomes Guimarâes, J. E. (2024). O didatismo na ressignificação dos conceitos em Spinoza. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 15(26 - Dezembro), 41–50. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/13323