O didatismo na ressignificação dos conceitos em Spinoza
Palabras clave:
Filosofia. Spinoza. Ética. Educação. Afetos.Resumen
Neste artigo se discute a resignificação realizada pelo filósofo seiscentista Benedictus de Spinoza (1632–1677), na sua Obra Magna, Ética, demonstrada à maneira dos geômetras (1677), perante alguns conceitos da tradição filosófica empregados por Aristóteles, Hipócrates, Epiteto, dentre outros. Escrita a partir do modelo geométrico de Euclides, a Ética é um texto de grande originalidade articulando temas ontológicos, epistemológicos, psicológicos, éticos e políticos, tais como: Deus, substância, atributos, modos, mente, afetos, liberdade, natureza humana, felicidade, intelecto, etc. A obra está dividida em cinco partes e cada uma se articula e se integra ao todo. Ao conceituar os afetos na terceira parte da Ética, Spinoza realiza uma mudança radical nos termos do aristotelismo, da escolástica e do cartesianismo, como forma didática de aproximar o leitor às ideias acerca das paixões e da liberdade que o mesmo queria expressar. Dessa forma, nosso filófoso não somente ressignifica alguns conceitos, mas rompe radicalmente com a tradição filosófica.
Citas
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática/Gilles Deleuze: - São Paulo: Escuta, 2002.
ESPINOSA, Baruch de, 1632-1677. Breve Tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar/ Baruch de Espinosa; Tradução e notas Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Luís César Guimarães Oliva. – 1. ed.; 1. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
GOMES, Carlos Wagner Benevides. Potência e Liberdade na Ética de Benedictus de Spinoza/Carlos Wagner Gomes Benevides.-2017.110f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza, 2017.
MERÇON, Juliana. Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação/Juliana Merçon, - Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
POMPO Olga. Espinoza e a linguagem. InCID Revista da Ciência e Informação. Ribeira Preto, v. 2, n. 1, p. 16-30, jan./jun.2011.
RABENORT, William Louis, 1870-1938. Spinoza como educador/William Louis Rabenort; pref. Juliana Merçon; introd. trad. Brasileira Fernando Bonadia de Oliveira; tradução para o português GT Benedictus de Spinoza; coordenação Emanuel Angelo da Rocha Fragoso/Francisca Juliana Barros Sousa Lima. – 1. ed. – Fortaleza: EdUECE, 2016
SPINOZA, Benedictus de, 1632-1677. Ética / Spinoza; [tradução de Tomaz Tadeu]. 2.ed. 11. Reimp. – Belo Horizonte: Autentica, 2021.
SPINOZA, Benedictus de, 1632-1677. Tratado da emenda do intelecto / Spinoza; [tradução de Cristiano Novaes de Rezende]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 José Edinaldo Gomes Guimarâes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.