Carta XX (16 de janeiro de 1665) Ao ilustríssimo senhor B. D. S.

Willen van Blijenbergh (Resposta à precedente)

Autores/as

  • Emanuel Angelo da Rocha Fragoso Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Flora Bezerra da Rocha Fragoso Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palabras clave:

Benedictus de Spinoza. Willen van Blijenbergh.

Resumen

A correspondência entre Blijenbergh e Spinoza compreende oito cartas, quatro de cada um, no período compreendido entre dezembro de 1664 e junho de 1665. As cartas foram escritas originalmente em holandês. Nossa tradução foi feita a partir da versão inglesa de A. Wolf [W], cotejada com as traduções francesas de Madeleine Francès [MF] e Charles Appuhn [CA]; com as traduções espanholas de Atilano Dominguez [AD], Florencio Noceti e Natascha Dockens [FN] e Oscar Cohan [OC]; com a versão holandesa das OP [NS] e com o original holandês e a versão latina (versio) de Carl Gebhardt [CG], que apresenta a versio e o original holandês na mesma página. Nas cartas enviadas por Blijenbergh, na parte de cima da página está o original em holandês e na parte de baixo, a versio. Para as cartas enviadas por Spinoza, ele inverte: em cima a versio e embaixo o original holandês. As páginas são numeradas como 96 (parte de cima) e 96b (parte de baixo).

Biografía del autor/a

Emanuel Angelo da Rocha Fragoso , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Coordenador do GT Benedictus de Spinoza.

Flora Bezerra da Rocha Fragoso , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Filosofia no Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE e Bolsista CAPES.

Archivos adicionales

Publicado

2023-10-22

Cómo citar

da Rocha Fragoso , E. A., & Bezerra da Rocha Fragoso , F. (2023). Carta XX (16 de janeiro de 1665) Ao ilustríssimo senhor B. D. S.: Willen van Blijenbergh (Resposta à precedente). Revista Conatus - Filosofía De Spinoza (ISSN 1981-7509), 5(10 - Dezembro), 107–117. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/11201