Sobre o erro na Ética de Espinosa

Autores

  • Silvana de Souza Ramos

Palavras-chave:

Espinosa, Verdade, Falsidade, Liberdade

Resumo

Os objetivos das Proposições analisadas no presente artigo (E2P34-36) são 1) mostrar em que consiste uma ideia verdadeira, quer dizer, adequada e perfeita, seja referida a Deus, seja referida à mente humana; e 2) mostrar a gênese do erro como privação de conhecimento, ou seja, como uma espécie de parcialidade que carece da forma e do conteúdo da verdade. Nestes termos, a ideia adequada exige compreender Deus, nós mesmos e as coisas a partir de nossa potência de pensar, entendida como parte do intelecto infinito. Nestes termos, o conhecimento adequado é a plena ligação do intelecto finito com o intelecto infinito, a qual resulta na conveniência de nossas ideias com os ideados a que se referem. O erro, por sua vez, configura o estado em que não estamos em plena posse de nossa potência de pensar e por isso explicamos o que somos e o que está fora de nós a partir da faculdade de imaginar e não a partir da forma (nossa potência de pensar) e do conteúdo (conveniência da ideia ao ideado) da ideia verdadeira. Isto permite a Espinosa indicar, ademais, em que sentido podemos ser livres. Este tema aparece nos exemplos citados durante a argumentação, porém, parece-nos que tais exemplos não são fortuitos já que estão diretamente relacionados à configuração de nossa verdadeira liberdade.

Referências

CHAUI, M. “Ser parte e ter parte: servidão e liberdade na Ética IV”. In: Revista Discurso, São Paulo, n, 22, p. 63-122, 1993.

DELBOS, V. O espinosismo: curso proferido na Sorbonne em 1912-1913. São Paulo: Discurso, 2001.

DELEUZE, G. Spinoza et le problème de l’expression. Paris: Éditions de Minuit, 1968.

ESPINOSA, B. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

31-10-2023

Como Citar

de Souza Ramos , S. (2023). Sobre o erro na Ética de Espinosa. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 6(11 - Julho), 43–50. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/11217