BANCO DE CADÁVERES ANIMAL COMO MODELO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Nayara de Castro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Géssica Soares Cavalcante Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Paola Michele Braga Ramos Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Andresa Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Marlenildo Ferreira Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Wendell Saldanha Paulino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

Banco de cadáveres, Experimentação animal, Ensino de toai

Resumo

Já existem métodos alternativos para substituir o uso de animais vivos e/ou sacrifício de si mesmos para aulas de ensino ou mesmo para pesquisa, incluindo o uso de animais já mortos. Um benefício dos bancos de cadáveres é que não há mais necessidade de sacrifícios de animais, portanto, quando garantido, haverá material disponível para estudo, incluindo não apenas cães e gatos, mas também pássaros, roedores etc.

Referências

AAVS, The American Anti-Vivisection Society. Acesso em 21 março de 2015 . Disponível em: http://www.dyingtolearn .org/appendixB.html AMARENDHRA , K. et ai. Client donation program for acquiring dogs and cats to teach veterinary gross anatomy . Journal of Veterinary Medical Education, v. 28, n. 2 , p. 73-77, 2001.

BALCOMBE, J. The use of animais in higher education: problems , alternatives & recommendations. Washington: The Humane Society Press, 2000. 104 p.

DOKE, S.K; DHAWALE, S.C. Alternatives to animal testing: A review. Saudi Pharmaceutical Journal 23, 223-229, 2015 .

GONÇALVES , M. Com Ciência. Experimentação animal: o debate na universidade e nos laboratórios de pesquisa. Acesso em 21 março de 2015. Disponível em : http://www .comciencia.br/comciencia/?section=8

&edicao=73&id=914

GREIF, S. Alternativas ao uso de animais vivos na educação pela ciência responsável. São Paulo: Instituto Nina Rosa (Projetos por amor à vida) , 2003, 175p.

JUKES, N. Are animais necessary in biological education? Alternatives to Laboratory Animais , v. 32, suppl.1 , p. 753-754, 2004.

JUKES , N.; CHIUIA, M. From guinea pig to computer mouse. 2 . ed. Leicester : lntemiche, 2003 . 520 p.

MORAES, G. C. O uso didático de animais vivos e os métodos alternativos em medicina veterinária . 2005 . 68p. Monografia - Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi - UAM, São Paulo

MAGALHÃES, M.; ORTÊNC IO FILHO, H.

Alternativas ao uso de animais como recurso didático. Arq. Ciênc. Vet. Zoai. Unipar, Umuarama, v. 9, n. 2, p. 147-154, 2006.

SILVA, R. M. G. Avaliação do método de ensino da técnica cirúrgica utilizando cadáveres quimicamente preservados . 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia . Departamento de Cirurgia, São Paulo. TERRA . Acesso em 25 março de 2015.

Disponível em:

http://noticias.terra .com.br/ciencia/pesquisa/nova s-tecnologias-sao-alternativa-ao-uso de-animais­ naciencia ,3cd8da38d43da31 OVgnCLD200000bb ccebOaRCRD .html

V IRGENS, J. H. A.; SEIXAS , M. M. Substituição

do uso de animais como recurso Didático. Acesso em 21 março de 2015. Disponível em: http://www.abolicion ismoanimal .org.br/artigos/su bstitui_odousodeanimaiscomorecursodidtico.pdf

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

CASTRO, N. de; CAVALCANTE, G. S.; RAMOS, P. M. B.; SILVA, A. P. da; MELO, M. F.; PAULINO, W. S. BANCO DE CADÁVERES ANIMAL COMO MODELO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO SUPERIOR. Ciência Animal, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 47–49, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/13907. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Resumo Expandido - Artigos Originais