DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA CLÍNICA DE ANIMAIS SILVESTRES EM FORTALEZA/CE
Palavras-chave:
Diagnóstico por imagem, Ultrassom, Radiografia, Animais silvestresResumo
As requisições de exames de imagem têm aumentado significativamente na Medicina Veterinária de animais silvestres. Os exames mais utilizados na clínica de pets não convencionais são a ultrassonografia e a radiografia devido ao seu fácil acesso e baixo custo comparado aos outros exames de imagem. Em razão da necessidade de os médicos veterinários compreenderem as possibilidades que os exames de imagem trazem à rotina clínica de animais silvestres e exóticos e da falta de dados sobre a casuística específica de atendimento de pets não convencionais na cidade de Fortaleza, o presente trabalho busca avaliar a casuística da radiografia e da ultrassonografia como exames complementares na clínica de pets não convencionais em Fortaleza/Ceará, Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento de dados com dois médicos veterinários autônomos em Fortaleza sobre a utilização da radiologia e da ultrassonografia em pets não convencionais no período de janeiro de 2017 a setembro de 2021. Foram obtidos 155 exames de imagem, incluindo 119 exames ultrassonográficos e 36 exames radiográficos. No exame radiográfico foi constatado que a classe mais frequente foi a das aves (58,3%), apresentando um maior número de alterações no sistema digestório. No exame ultrassonográfico, a prevalência foi de mamíferos, mas a maioria das alterações também estava localizada no sistema digestório. Foi evidenciada nesse estudo a necessidade de preparação do médico veterinário para a variedade de espécies para as quais os exames são solicitados, assim como quais alterações são mais frequentes na casuística de Fortaleza/CE, de acordo com a classe taxonômica.
Referências
ABINPET. Mercado Pet Brasil 2019. 2020. Disponível em: http://abinpet.org.br/mercado/. Acesso em: 26 abr. 2021.
AIRES, D.M.P. Radiologia e atuação do tecnólogo na medicina veterinária. Revista Eletrônica da Faculdade de Ceres, [S.L.], v.9, n.1, p.1-9, 2020.
AUGUSTO, A.Q. Ultrassonografia. In: CUBAS, Z.S.; SILVA, J.C.R.; CATÃO-DIAS, J.L., Tratado de animais selvagens. 2. ed. Medicina Veterinária. São Paulo: Roca. 2014. p.879-895.
BORTOLINI, Z.P.M.; MATAYOSHI, R.V.; SANTOS, D.P.; DOICHE, V.M.V.; MACHADO, C.R.; TEIXEIRA, L.C. Casuística dos exames de diagnóstico por imagem na medicina de animais selvagens 2009 a 2010. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.65, n.4, p.1247-1252, 2013.
CUBAS, Z.S; SILVA, J.C.R; CATÃO-DIAS, J.L. Tratado de animais selvagens: Medicina Veterinária. 2. ed. São Paulo: Roca, 2014.
FELICIANO, M.A.R. Abordagem ultrassonográfica da neoplasia mamária em cadelas: revisão de literatura. Revista Brasileira Reprodução Animal, Belo Horizonte, v.23, n.3, p.197-201, 2009.
GARCIA, V.C. Avaliação ultrassonográfica e radiográfica das serpentes ilhoas ex-situ: aspectos clínicos e reprodutivos, 2021. 160p. (Tese de Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
IPB, Instituto Pet Brasil. Censo Pet: 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil. São Paulo, 2020.
KRAUTWALD-JUNGHANNS, M.E., PEES, M., REESE, S. Diagnostic Imaging of Exotic Pets: Birds-Small Mammals-Reptiles. 1. ed., Alemanha: Schlütersche, 2010.
PAUL-MURPHY, J. Critical Care of the Rabbit. Veterinary Clinics of North America: Exotic Animal Practice, v.10, n.2, p.437-461, 2007.
PEES, M. Imaging Techniques in Birds - Radiography, Ultrasonography, CT, and MRI. NAVC In: Conference of Small Animal. 2013. Disponível em: https://www.vetfolio.com/learn/ article/imaging-techniques-in-birdsradiographyultrasonography-ct-and-mri. Acesso em: 27 abr. 2021.
QUINTON, J. Novos Animais de Estimação: pequenos mamíferos. 1.ed. Paris: Roca, 2005.
VALENTE, A.L.S. Diagnostic imaging of the Loggerhead sea turtle, Caretta caretta, 2007. 139p. (PhD Thesis in in Diagnostic Imaging). Universitat Autonoma de Barcelona, Spain, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.