AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE REUTILIZAÇÃO DO CIDR® EM PROTOCOLOS DE SUPEROVULAÇÃO DE OVELHAS

Autores

  • Ingryde Paula Aragão LEITÃO Laboratório de Diagnóstico por Imagem Aplicado à Reprodução da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisca Jéssica Silva BEZERRA Laboratório de Diagnóstico por Imagem Aplicado à Reprodução da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Leda Maria Costa PEREIRA Laboratório de Diagnóstico por Imagem Aplicado à Reprodução da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Monalisa Sousa Dias LIMA Laboratório de Diagnóstico por Imagem Aplicado à Reprodução da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Jeferson Ferreira da FONSECA Universidade de São Paulo (UNESP)
  • Maria Emília Franco OLIVEIRA EMBRAPA Gado de Leite, Campo Experimental de Coronel Pacheco
  • Dárcio Ítalo Alves TEIXEIRA Laboratório de Diagnóstico por Imagem Aplicado à Reprodução da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

Superovulação de ovinos, Reaproveitamento da CIDR, Corpo lúteo, Embriões viáveis

Resumo

A ovinocultura é uma área da medicina veterinária de grande importância a nível regional e nacional, dentre as raças de relevância econômica facilmente encontradas no nordeste do Brasil estão a Morada Nova e a Santa Inês. Além disso, a ultrassonografia tem sido utilizada sistematicamente na resposta superovulatória de animais aos protocolos de supervolução de ovinos. Com o objetivo de avaliar, com base no número de corpos amarelos e no número de embriões viáveis produzidos, a eficiência do reaproveitamento do CIDR® em protocolos de superovulação em ovelhas por ultrassonografia no modo Doppler colorido, foi realizado um protocolo de superovulação em um total de 40 ovelhas, com G-USED quando 10 ovelhas Morada Nova e 10 ovelhas Santa Inês receberam CIDR® reutilizado e G-NOVO quando 10 ovelhas Morada Nova e 10 ovelhas Santa Inês receberam CIDR® novo. A média e erro padrão dos corpos amarelos foi de 10,35±1,33 para G-USED e 9,25±1,65 para G-NOVO, enquanto o número de embriões viáveis foi de 6,50±2, 54 para G-USED e 8,25±1,49 para G-NEW. Assim, a reutilização do CIDR® demonstrou eficiência na superovulação e não interferiu no desenvolvimento do corpo lúteo e na produção de embriões transferíveis de qualidade em ovinos.

Referências

BRASIL, O.O. Alternativas para o aumento da produção embrionária de ovelhas deslanadas. 2016. 87p. (Tese de Doutorado em Ciência Animal). Programa de Pós-graduação em Ciências Animais, Universidade de Brasília, 2016.

LOPES JÚNIOR, E.S.; MAIA, E.L.M.M.; PAULA, N.R.O.; TEIXEIRA, D.I.A.; VILLARROEL, A.B.S.; RONDINA, D.; FREITAS, V.J.F. Effect of age of donor on embryo production in Morada Nova (white variety) ewes participating in a conservation programme in Brazil. Tropical Animal Health and Production, v.38, n.7-8, p.555-561, 2006.

MACIEL, G.S. Resposta superovulatória e produção in vivo de embriões em ovelhas Santa Inês em função da dosagem de FSH. 2016. 66p. (Dissertação de Mestrado em Medicina Veterinária). Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária, Universidade Estadual Paulista, 2016.

NASCIMENTO, I.M.R.; SOUSA JÚNIOR, A.; BRANCO, M.A.C.; CARVALHO, Y.N.T.; MOTA, L.H.C.M.; FERREIRA, S.B.; SOUZA, I.O.T.; MORAES JÚNIOR, F.J.; LEAL, T.M.; SOUZA, J.A.T. Qualidade do corpo lúteo e do embrião de ovelhas Santa Inês superovuladas com FSH associado à rbST. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.65, n.5, p.1376-1382, 2013.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

LEITÃO, I. P. A.; BEZERRA, F. J. S.; PEREIRA, L. M. C.; LIMA, M. S. D.; FONSECA, J. F. da; OLIVEIRA, M. E. F.; TEIXEIRA, D. Ítalo A. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE REUTILIZAÇÃO DO CIDR® EM PROTOCOLOS DE SUPEROVULAÇÃO DE OVELHAS. Ciência Animal, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 280–283, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/9903. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Resumo Expandido - Artigos Originais