CONSIDERAÇÕES SOBRE RESIDUALIDADES PAGÃS NO DE CORRECTIONE RUSTICORUM DE MARTINHO DE BRAGA
Parole chiave:
Teoria da Residualidade, Igreja, Reino Suevo, Martinho de Braga, Cultura PopularAbstract
Este trabalho consiste em uma breve análise das práticas pagãs testemunhadas no opúsculo que ficou conhecido como De Correctione Rusticorum, atribuído a São Martinho de Braga. Tomaremos a Teoria da Residualidade, sistematizada por Roberto Pontes (2002), como o pilar de sustentação para nossas reflexões, pois a consideramos uma ferramenta eficaz para a compreensão da persistência de tais práticas em meio aos povos suevos mesmo após sua conversão. Iremos procurar analisar esse fenômeno reinserindo-o em seu contexto físico e cenário social, pois concebemos com Burke (2009) que o espaço físico ajuda a estruturar os eventos que nele ocorrem. Desta forma, abordaremos brevemente as relações entre a igreja, a monarquia sueva e a religiosidade popular, bem como suas estratégias de fortalecimento em meio à crise enfrentada após a queda do império romano.
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