MÚSICOS DA NOITE
ESTRATÉGIAS E LEGITIMAÇÃO PROFISSIONAL
Parole chiave:
Habitus e campo musical, trajetórias, legitimaçãoAbstract
Este artigo aborda a trajetória de três músicos da noite de Fortaleza, a saber, Robston Medeiros, Flávio Rangel e Gilmar Nunes, a partir dos seus processos de formação, desde a origem social dos agentes até a consolidação de suas carreiras na cidade nas décadas de 1990, 2000 e 2010. Utilizando como referenciais as noções de campo, capital simbólico, capital cultural e habitus de Pierre Bourdieu, analisamos como eles se integraram ao ambiente musical já existente nos bares da cidade em bairros frequentados pela classe média, como interagiram com o público e com os donos dos estabelecimentos e quais foram suas posturas diante das condições de trabalho encontradas. Analisamos, também, de que forma essa interação explicitou a relação hierárquica existente entre os profissionais e os empresários. Abordamos suas estratégias para lidar com esse espaço encontrado e como agiram para garantir sua legitimação como profissionais e obter o reconhecimento do seu lugar na qualidade de músicos, considerando aspectos como capital musical e capacidade de relacionamento com o público.
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