CANÇÃO POPULAR E POLÍTICA EM BELÉM

SONORIDADES “CABOCLAS” E AÇÕES NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS NA MPB

Autori

  • Cleodir Moraes UFPA

Parole chiave:

Diário do hospício, Hospício é Deus, Lima Barreto, Maura Lopes Cançado

Abstract

Revisito, aqui, à luz da produção musical, o tema do engajamento em Belém nos fins dos anos 1960 e na década de 1970. Isso me leva a refletir sobre alguns referentes musicais e socioculturais inscritos na canção, com os quais parte dos compositores se expressou criticamente frente aos debates estéticas centrados na MPB e às questões políticas relacionadas às ações desenvolvimentistas estatais na Amazônia brasileira. Eles projetaram, em cores vivas, imagens e ideias com as quais deram visibilidade a aspectos da realidade local e, ao mesmo tempo, saíram em sua defesa. Tal atitude participante, esculpida nos quadros de um “alinhamento consciente”, de uma “escolha de posição”, seletiva, parcial e arbitrária como qualquer outra, sinaliza, o mais das vezes, uma forma de engajamento do artista no jogo dinâmico e imprevisível de relações sociais do presente vivido.

Biografia autore

Cleodir Moraes, UFPA

Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Escola de Aplicação e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da UFPA. cleodirmoraes@uol.com.br Serviço Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Atua no cargo de professor de educação básica de História na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). E-mail: edivaldorafael007@gmail.com

Pubblicato

2022-01-30

Come citare

MORAES, C. CANÇÃO POPULAR E POLÍTICA EM BELÉM: SONORIDADES “CABOCLAS” E AÇÕES NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS NA MPB. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 17, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7633. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS