CANÇÃO POPULAR E POLÍTICA EM BELÉM

SONORIDADES “CABOCLAS” E AÇÕES NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS NA MPB

Autores/as

  • Cleodir Moraes UFPA

Palabras clave:

Diario del hospício, Hospicio es dios, Lima Barreto, Maura Lopes Cançado.

Resumen

Revisito, aqui, à luz da produção musical, o tema do engajamento em Belém nos fins dos anos 1960 e na década de 1970. Isso me leva a refletir sobre alguns referentes musicais e socioculturais inscritos na canção, com os quais parte dos compositores se expressou criticamente frente aos debates estéticas centrados na MPB e às questões políticas relacionadas às ações desenvolvimentistas estatais na Amazônia brasileira. Eles projetaram, em cores vivas, imagens e ideias com as quais deram visibilidade a aspectos da realidade local e, ao mesmo tempo, saíram em sua defesa. Tal atitude participante, esculpida nos quadros de um “alinhamento consciente”, de uma “escolha de posição”, seletiva, parcial e arbitrária como qualquer outra, sinaliza, o mais das vezes, uma forma de engajamento do artista no jogo dinâmico e imprevisível de relações sociais do presente vivido.

Biografía del autor/a

Cleodir Moraes, UFPA

Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Escola de Aplicação e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da UFPA. cleodirmoraes@uol.com.br Serviço Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Atua no cargo de professor de educação básica de História na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). E-mail: edivaldorafael007@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Cómo citar

MORAES, C. CANÇÃO POPULAR E POLÍTICA EM BELÉM: SONORIDADES “CABOCLAS” E AÇÕES NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS NA MPB. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 17, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7633. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS