EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO LIBERTADORA:

CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON E PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autori

  • Nágila Maia de Morais Galvão SEDUC-CE

Parole chiave:

Ensino, Experiência, Liberdade

Abstract

O presente artigo relaciona o conceito de experiência em E. P. Thompson com a educação libertadora de Paulo Freire, refletindo suas contribuições para o ensino de História. Para Thompson, a experiência é construída historicamente pelas vivências concretas das classes sociais. Já Freire valoriza a experiência do educando como ponto de partida para a construção do conhecimento e a transformação da realidade. Ambos defendem uma abordagem crítica e ativa do sujeito na História, considerando que o ensino de História, nesse contexto, deve valorizar as vivências dos estudantes como elementos centrais do processo educativo. Dialogaremos com a BNCC de 2017, que, apesar de propor competências e habilidades, apresenta limitações por seu caráter padronizador. Nesse sentindo, defendemos que é possível reinterpretar a BNCC à luz desses autores, promovendo uma educação crítica e emancipadora. Assim, História e educação tornam-se instrumentos de conscientização.

Biografia autore

Nágila Maia de Morais Galvão, SEDUC-CE

Instituição- SEDUC-CE

Trajetória- Graduada em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco.  Pesquisa na área da História Social do trabalho e Ensino de História.  

E-mail: nagilamaia@hotmail.com

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Pubblicato

2025-10-02

Come citare

MAIA DE MORAIS GALVÃO, N. EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO LIBERTADORA: : CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON E PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 13, n. 26, p. 19, 2025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/16333. Acesso em: 5 dic. 2025.