CLEÓPATRA
ALÉM DA DICOTOMIA ENTRE FICÇÃO E REALIDADE
Mots-clés :
Cleópatra, Cinema, RepresentaçãoRésumé
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou analisar os diferentes atributos que revestiram representações da histórica rainha Cleópatra. O corpus dessa investigação, que buscou no cinema a fonte histórica e material para essa análise, abarca três distintas produções cinematográficas: “Cleópatra” (Gaskill, USA, 1912), “Cleópatra” (Mankiewicz, UK, 1963) e a comédia contemporânea “Asterix&Obelix: missão Cleópatra” (Chabat, Fra/Ger, 2002). O trabalho pauta-se na ideia de que os modos de ação cinematográficos testemunharam as concepções de mundo (FERRO, 2010) que documentaram e monumentalizaram (NAPOLITANO, 2011) um processo de ocidentalização (SAID, 1990; SHOHAT, 2004) que assegurou características místicas, exóticas e sexuais à personalidade célebre e feminina, culminando na (re)invenção da última monarca egípcia.
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Isadora Bril Biffi, Daniela Ramos de Lima 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.