CLEÓPATRA
ALÉM DA DICOTOMIA ENTRE FICÇÃO E REALIDADE
Palavras-chave:
Cleópatra, Cinema, RepresentaçãoResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou analisar os diferentes atributos que revestiram representações da histórica rainha Cleópatra. O corpus dessa investigação, que buscou no cinema a fonte histórica e material para essa análise, abarca três distintas produções cinematográficas: “Cleópatra” (Gaskill, USA, 1912), “Cleópatra” (Mankiewicz, UK, 1963) e a comédia contemporânea “Asterix&Obelix: missão Cleópatra” (Chabat, Fra/Ger, 2002). O trabalho pauta-se na ideia de que os modos de ação cinematográficos testemunharam as concepções de mundo (FERRO, 2010) que documentaram e monumentalizaram (NAPOLITANO, 2011) um processo de ocidentalização (SAID, 1990; SHOHAT, 2004) que assegurou características místicas, exóticas e sexuais à personalidade célebre e feminina, culminando na (re)invenção da última monarca egípcia.
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