CLEÓPATRA

ALÉM DA DICOTOMIA ENTRE FICÇÃO E REALIDADE

Autores

  • Isadora Bril Biffi FESL/SP
  • Daniela Ramos de Lima FESL/SP

Palavras-chave:

Cleópatra, Cinema, Representação

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou analisar os diferentes atributos que revestiram representações da histórica rainha Cleópatra. O corpus dessa investigação, que buscou no cinema a fonte histórica e material para essa análise, abarca três distintas produções cinematográficas: “Cleópatra” (Gaskill, USA, 1912), “Cleópatra” (Mankiewicz, UK, 1963) e a comédia contemporânea “Asterix&Obelix: missão Cleópatra” (Chabat, Fra/Ger, 2002). O trabalho pauta-se na ideia de que os modos de ação cinematográficos testemunharam as concepções de mundo (FERRO, 2010) que documentaram e monumentalizaram (NAPOLITANO, 2011) um processo de ocidentalização (SAID, 1990; SHOHAT, 2004) que assegurou características místicas, exóticas e sexuais à personalidade célebre e feminina, culminando na (re)invenção da última monarca egípcia.

Biografia do Autor

Isadora Bril Biffi, FESL/SP

Especializanda em Educação, Política e Sociedade pela Faculdade de Educação São Luís (FESL/SP). Graduada em História pela mesma instituição. E-mail: isadorabril@hotmail.com

Daniela Ramos de Lima, FESL/SP

Professora de História da Arte na Faculdade de Educação São Luís (FESL/SP). Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR/SP). E-mail: danramos98@hotmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

BIFFI, I. B. .; LIMA, D. R. de . CLEÓPATRA : ALÉM DA DICOTOMIA ENTRE FICÇÃO E REALIDADE. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7901. Acesso em: 18 abr. 2024.