OS SENTIDOS DE POLÍTICO EM DISPUTA NAS DISCUSSÕES PÚBLICAS SOBRE EDUCAÇÃO E DOUTRINAÇÃO
Mots-clés :
Ensino de História, Escola Sem Partido, Político, Educação, PúblicoRésumé
Esse texto visa analisar as discussões na esfera pública brasileira em torno do “escola sem partido”. Para tal, será destacada a noção de “político” e como seu mau uso tanto prejudica uma crítica adequada do movimento em questão, como também impede que se veja o que está de fato em disputa. Considera-se um “mau” uso justamente porque, como defendo, o epicentro dos conflitos atuais é a definição de político, logo se faz necessário enfrentar a questão de maneira frontal, o que não tem sido feito. A partir dessas considerações se discute também outras questões caras ao ensino de história, através da argumentação de um caráter político intrínseco à sua natureza. Por fim, pergunta-se o que seria uma aprendizagem significativa frente a esse conjunto de questões.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Renata da C. A. da Silva 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.