OS SENTIDOS DE POLÍTICO EM DISPUTA NAS DISCUSSÕES PÚBLICAS SOBRE EDUCAÇÃO E DOUTRINAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino de História, Escola Sem Partido, Político, Educação, PúblicoResumo
Esse texto visa analisar as discussões na esfera pública brasileira em torno do “escola sem partido”. Para tal, será destacada a noção de “político” e como seu mau uso tanto prejudica uma crítica adequada do movimento em questão, como também impede que se veja o que está de fato em disputa. Considera-se um “mau” uso justamente porque, como defendo, o epicentro dos conflitos atuais é a definição de político, logo se faz necessário enfrentar a questão de maneira frontal, o que não tem sido feito. A partir dessas considerações se discute também outras questões caras ao ensino de história, através da argumentação de um caráter político intrínseco à sua natureza. Por fim, pergunta-se o que seria uma aprendizagem significativa frente a esse conjunto de questões.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renata da C. A. da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.