OS SENTIDOS DE POLÍTICO EM DISPUTA NAS DISCUSSÕES PÚBLICAS SOBRE EDUCAÇÃO E DOUTRINAÇÃO

Autores

  • Renata da C. A. da Silva UERJ

Palavras-chave:

Ensino de História, Escola Sem Partido, Político, Educação, Público

Resumo

Esse texto visa analisar as discussões na esfera pública brasileira em torno do “escola sem partido”. Para tal, será destacada a noção de “político” e como seu mau uso tanto prejudica uma crítica adequada do movimento em questão, como também impede que se veja o que está de fato em disputa. Considera-se um “mau” uso justamente porque, como defendo, o epicentro dos conflitos atuais é a definição de político, logo se faz necessário enfrentar a questão de maneira frontal, o que não tem sido feito. A partir dessas considerações se discute também outras questões caras ao ensino de história, através da argumentação de um caráter político intrínseco à sua natureza. Por fim, pergunta-se o que seria uma aprendizagem significativa frente a esse conjunto de questões.

Biografia do Autor

Renata da C. A. da Silva, UERJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Bolsista CAPES.

Email para contato: renatacas@id.uff.br.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

SILVA, R. da C. A. da . OS SENTIDOS DE POLÍTICO EM DISPUTA NAS DISCUSSÕES PÚBLICAS SOBRE EDUCAÇÃO E DOUTRINAÇÃO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 12, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7862. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS