DITOS E ESCRITOS SOBRE OS ESTUDOS AMAZÔNICOS, NO ENSINO BÁSICO, DO ESTADO DO PARÁ.
Mots-clés :
Educação, Estudos Amazônicos, InterdisciplinaridadeRésumé
Este artigo analisa discursos escritos e falados, acerca da disciplina escolar da rede pública do ensino básico, do Estado do Pará, chamada de “Estudos Amazônicos”. Componente curricular obrigatório do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental, e do 2º ano, do ensino médio da rede pública de ensino, que busca cumprir os dispositivos legais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 (LDB), em seu Art. 26, no tocante aos estudos regionais. No aspecto metodológico foi feita uma revisão de literatura sobre o tema, e também, uma pesquisa de campo, em que foram entrevistados professores e professoras que trabalham com esta área de conhecimento, com uso da História oral, Alberti (2007) e também Análise do Discurso, Foucault (1996). Constatou-se que a disciplina oferta aulas, em sua maioria, de História Regional e faz uma leitura disciplinar da região Amazônica, e que também, há uma ausência de material pedagógico, como livros didáticos, e cursos de formação continuada para os professores da área.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tiese Teixeira Júnior 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.